fbpx


4 alimentos que aliviam a dor de garganta

Postado em 23 de abril de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

In natura ou em chás, esses ingredientes podem ser aliados no tratamento

Com as frequentes mudanças de tempo e a poluição das grandes cidades, um incômodo que muita gente sente é a dor de garganta. Caracterizado pela secura, tosse e sensação de inflamação, esse sintoma pode atingir desde os bebês até os idosos, sem distinção. Para tratar, muitas vezes, são necessários remédios (que devem ser receitados pelo médico). Mas sabia que, além do tratamento medicamentoso, existem alimentos que aliviam a dor de garganta?

Listamos alguns deles baseados em estudos científicos a seguir:

Alimentos que aliviam a dor de garganta

Garota com a mão no pescoço e na boca, tossindo

Imagem: Freepik

Mel

Produzido pelas abelhas, o mel é um alimento que, segundo a ciência, pode auxiliar no alívio de infecções que acometem o trato respiratório, como tosses e dores na garganta. Isso se deve graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias naturais. Pode ser consumido in natura ou misturado com chás. Mas é preciso ter cautela no consumo, que precisa ser moderado, pois mesmo que seja mais saudável, também é um açúcar. Já diabéticos devem evitá-lo ou consumi-lo em porções mínimas, devido ao pico glicêmico. Outro aliado similar ao mel para a saúde é o própolis.

Cacau

Esse fruto é a base do chocolate e pode ser consumido de diversas formas no dia a dia. De acordo com os cientistas, o alimento possui propriedades que foram associadas a reduções na frequência de tosse e interrupção do sono e, ainda, melhora do estado de saúde em pessoas com sintomas respiratórios.

Assista também: 5 dicas para turbinar a imunidade

Ervas aromáticas

Para quem não dispensa ter uma horta caseira, aqui vai uma boa notícia. Ervas como a hortelã, a menta, o tomilho e o eucalipto possuem óleos essenciais que são capazes de amenizar sintomas comumente associados às dores de garganta, como tosse, irritação e chiados. Elas podem ser usadas no preparo de chás e infusões.

Gengibre

Usado no preparo de pratos orientais, infusões ou em conservas, o gengibre é um alimento manipulado há anos pelas sociedades ancestrais para aliviar as dores de garganta. E a ciência corrobora seus efeitos: seu perfil fitoquímico permite com que propriedades antibacterianas atuem nesse tipo de incômodo.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Hibatullah A. et al. Effectiveness of honey for symptomatic relief in upper respiratory tract infections: a systematic review and meta-analysis. Oxford University Medical School, 2020.

S S Birring. et al. Rococo study: a real-world evaluation of an over-the-counter medicine in acute cough (a multicentre, randomised, controlled study). BMJ, 2014.

Györgyi H. et al. Essential oils in the treatment of respiratory tract diseases highlighting their role in bacterial infections and their anti‐inflammatory action: a review. Flavour Fragr J. 2015.

James G. Rhizome of zingiber officinale: possible source of alternative remedy for strep throat. Journal of Pharmaceutical and Scientific Innovation, 2015.

Assine nossa newsletter: