Ícone do site Nutritotal Para todos

Como preparar geleia de pitaia

Pitaias sobre cestas em mesa

Ontem você aprendeu aqui no Nutritotal Público Geral que existem frutas menos conhecidas – as chamadas frutas exóticas – que podem oferecer muitos benefícios para a saúde. Uma delas, que tem ganhado destaque por sua cor vibrante e sabor adocicado, é a pitaia. Mas sabia que, além da versão in natura, você pode consumi-la em receitas? É o caso da geleia de pitaia, um doce delicioso e uma ótima maneira de aproveitar as propriedades do alimento na culinária.

Com preparo caseiro e gostinho natural de fruta, a geleia é uma receita que pode ser usada tanto como acompanhamento de pães e torradas no café da manhã quanto de saladas e molhos no jantar. Há quem goste de fazê-la para comer em casa, enquanto outros a preparam para presentear uma pessoa especial. Fato é que os sabores podem ser os mais variados, utilizando desde frutas tradicionais até as mais exóticas, como a pitaia.

A geleia de pitaia é fácil de fazer, deliciosa e muito saudável. Quem ensina o passo a passo é a nutricionista Roberta Lara. Você vai adorar, confira:

Geleia de pitaia

Veja como fazer o doce e, em seguida, conheça os benefícios da pitaia.

Com polpa doce e refrescante, a pitaia é ótima para geleias | Imagem: Freepik

Rendimento: 1 pote de 500 ml
Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Comece colocando o açúcar demerara, os cravos e a água em uma panela.
  2. Leve ao fogo e deixe ferver para engrossar, mexendo sempre.
  3. Coloque a pitaia e mexa bem.
  4. Deixe-a amolecer, até ficar em consistência de geleia. Desligue o fogo e guarde a mistura em um pote de vidro fechado para conservá-la.
  5. Dica: você pode trocar a pitaia por outras frutas como lichia, atemoia ou jabuticaba, o preparo será o mesmo.

Prefere uma fruta mais tradicional? Sem problemas! Aprenda aqui a preparar uma geleia de maçã.

Para a saúde intestinal

Além da pitaia ter nutrientes que podem ajudar na prevenção de artrite e na saúde do coração, outro benefício que tem sido estudado sobre essa fruta exótica é sua função prebiótica.

Um estudo feito pelo periódico Biomedicine & Pharmacotherapy em camundongos apontou que a fruta-do-dragão, como também é conhecida, pode conter substâncias com propriedades prebióticas, que melhoram a saúde intestinal ao estimular seletivamente a colônia de microbactérias no órgão. Porém, são necessários estudos em seres humanos para concluir os verdadeiros efeitos da pitaia na saúde do intestino.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile