Dá para preparar o doce sem nada de açúcar e ainda assim ter um acompanhamento saboroso para pães e torradas
Adocicadas ou azedinhas, as geleias de frutas fazem parte do café da manhã de milhões de brasileiros, dando sabor a pães e torradas. E ficam ainda melhores se forem feitas em casa (quem não tem no caderninho uma receita de geleia especial, passada entre as gerações?).
Mas é preciso se atentar às altas quantidades de açúcar que há em cada pote dessa gostosura. Apesar de existirem vários substitutos do açúcar possíveis de serem usados na cozinha do dia a dia, quando se pensa em uma troca mais saudável para dar consistência à geleia, muitas das opções podem não atender essa demanda.
Um estudo publicado no periódico Food Science and Technology testou o preparo de uma geleia da fruta physalis com diferentes tipos de adoçantes e açúcares para saber qual receita seria a mais saborosa e saudável. Como resultado, eles chegaram ao consenso que o tipo de açúcar influencia de modo significativo na aceitação e nas propriedades físico-químicas da geleia de physalis.
Assim, as receitas de geleia de frutas mais bem aceitas foram as versões preparadas com açúcar refinado, açúcar cristal e açúcar demerara. Porém, elas não foram as versões mais saudáveis, segundo o estudo, que ainda testou o açúcar de coco e o açúcar mascavo.
Chia é a solução
Mas se você pensa que não há uma solução viável para trocar o açúcar na geleia, está enganado. A nutricionista Beatriz Valverde destaca que uma ótima forma de substituir o ingrediente é usando a chia, uma semente que, quando hidratada, ganha o aspecto gelatinoso.
A seguir, ela ensina uma receita de geleia mais saudável.

Há receitas de geleia que não levam açúcar | Imagem: Shutterstock
Receita de geleia
Geleia de maçã
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 300 g
Ingredientes
3 maçãs orgânicas
1 xíc. (chá) de água filtrada
1 col. (sopa) de farinha de chia
2 col. (chá) de canela
Modo de preparo
- Lave as maçãs com casca, descasque e pique-as.
- Em fogo médio, misture as maçãs com a água e a chia, até virar um creme homogêneo. A chia ajuda a deixar a consistência de geleia e não de purê.
- Mexa em fogo baixo por 10 minutos até começar a ficar com consistência de geleia. Finalize com a canela.
- Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Armazene a geleia em um recipiente de vidro em geladeira.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda de nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, com dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Curi P. et al. Influence of different types of sugars in physalis jellies. Food Science and Technology, 2017.
Krolow A. Preparo artesanal de geleias e geleiadas. EMBRAPA, 2013.