Ícone do site Nutritotal Para todos

Verdades e mentiras sobre a deficiência de vitamina D

Mulher com deficiência de vitamina D levando à boca uma pílula branca de suplemento do nutriente.

Popularmente conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D é um nutriente importante para a saúde. E quando se fala em deficiência de vitamina D, muita gente associa o problema às fraturas ósseas e ao risco de doenças que afetam o esqueleto, como é o caso da osteoporose. Mas será que esse efeito é verdadeiro e único?

Confira a seguir o que a ciência sabe a respeito dessa vitamina e de sua respectiva carência:

4 mitos e verdades sobre a deficiência de vitamina D

Para saber se você possui carência de alguma vitamina, é necessário fazer exame de sangue. E suplemente apenas sob orientação de um profissional de saúde.

A melhor forma de obter os nutrientes que precisamos é por meio da alimentação, mas às vezes é preciso suplementar | Imagem: Shutterstock

Doses elevadas da vitamina fortalecem os ossos

Mito. Segundo um estudo publicado no JAMA, altas doses de vitamina D não aumentam a densidade óssea e podem até baixá-la. No estudo, os cientistas ofereceram doses diferentes da vitamina a pacientes sem osteoporose e calcularam a força dos ossos. Como resultado, ocorreu o efeito oposto que eles esperavam: houve um declínio na densidade e força óssea. Mas vale ressaltar que o estudo usou doses elevadas do nutriente, portanto, consulte um profissional de saúde, como um nutricionista, que irá solicitar exames para diagnosticar uma possível carência e recomendar a dose adequada para suplementar.

Apenas adultos podem precisar suplementar o nutriente

Mito. Crianças também podem ter deficiência de vitamina D. Inclusive, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition apontou que a otimização do status do nutriente em crianças pode melhorar a saúde cardiovascular. Mas mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar esses benefícios.

A deficiência de vitamina D na infância pode estar relacionada a problemas de comportamento na adolescência

Verdade. Um estudo do The Journal of Nutrition avaliou que a baixa absorção de proteínas da vitamina D em crianças, ou mesmo sua carência, podem estar ligadas a problemas de comportamento na adolescência e, posteriormente, em depressão e esquizofrenia em adultos.

Quem tem carência do nutriente pode ter o risco de mortalidade reduzido ao suplementar adequadamente

Verdade. Um estudo divulgado pelo British Medical Journal mostrou que, apesar de a suplementação de vitamina D não ajudar a diminuir todas as causas de mortalidade, ela pode estar associada a um risco reduzido em pacientes com câncer, em até 16% dos casos. Mas mais estudos são necessários para comprovar os reais benefícios da suplementação.

E onde encontrá-la?

Podemos oferecer vitamina D ao nosso organismo por meio da ingestão de alimentos como carnes, peixes, queijos, leite, ovos e cogumelos, além do que faz jus ao seu apelido: pela absorção dos raios solares.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile