É fato que a correria da vida moderna pode atrapalhar a rotina. E um dos aspectos que mais perde nessa história é a alimentação. Muitas famílias não conseguem mais se unir para as refeições, o café da manhã é deixado de lado, o almoço acaba virando um lanche rápido, os ultraprocessados ganham espaço. Para driblar esse problema, vale conhecer métodos que vão na contracorrente dessas práticas prejudiciais à saúde. É o caso, por exemplo, da nutrição holística. Valorizando os alimentos, esse estilo de vida mais saudável prioriza tanto a saúde física quanto a mental.
Ficou curioso para saber mais sobre ela? Listamos a seguir alguns pontos a respeito de como funciona essa técnica. Confira.
Conteúdo
Por dentro da nutrição holística
O que é
A nutrição holística deriva do termo grego holos, que significa todo. Ou seja, ela considera que todo alimento que consumimos no dia a dia, seja uma folha de alface ou até um pedaço de pão, causa um impacto integral no corpo e na mente. De acordo com a prática, cada nutriente e composto ativo do alimento é, ou será, aproveitado pelo organismo.
De onde surgiu
Os países orientais foram os primeiros a usarem a nutrição holística. Para os povos desses locais, corpo e espírito estão interligados, assim como o meio ambiente e os seres humanos. Por isso, abusar do meio ambiente e dos animais tem consequências para o bem-estar humano.
Como funciona na prática
Uma abordagem holística leva em consideração que alimentos inteiros, naturais e minimamente processados oferecem mais benéficos para a saúde de uma pessoa do que alimentos ultraprocessados e refinados. Porém, não existe uma fórmula a ser seguida para a nutrição holística. Diferente de dietas que restringem o que cada um deve comer, esse estilo busca pela qualidade de vida geral.
Os benefícios da nutrição holística
Ao seguir a nutrição holística, o corpo pode passar por um processo de mudanças que contribuem para o rejuvenescimento celular e a saúde como um todo. Contudo, é importante ressaltar que a ciência aborda esse estilo como um complemento a outras práticas saudáveis, como exercícios físicos. Para prevenir doenças, por exemplo, a nutrição holística serve como uma terapia suplementar. Consulte seu nutricionista para saber mais sobre ela e como encaixá-la em seu plano alimentar.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.