Nos comerciais e anúncios que circulam na televisão e nas redes sociais, você já deve ter ouvido falar que um “alimento x” é rico em vitaminas e minerais. Os exemplos mais comuns incluem substâncias como o ferro, o magnésio e o zinco, mas existe um, em especial, que também é importante para o organismo: o fósforo.
Presente em alimentos como laticínios, sementes, oleaginosas e peixes, ele é fundamental para o DNA humano, pois faz parte do processo de desenvolvimento das células e gera energia no organismo.
Por outro lado, quem possui doença renal crônica e faz tratamento com hemodiálise, precisa ter cuidado com a quantidade de fósforo na dieta, pois o mineral em excesso na alimentação pode gerar complicações quanto à absorção de outros nutrientes nos rins.
Recomendação diária
A quantidade recomendada do nutriente fósforo por dia é de 700 mg na idade adulta, independentemente do gênero. Em uma dieta equilibrada, essa quantidade pode ser obtida sem a necessidade de suplementos, mas é preciso ter cuidado para não exagerar nas fontes deste nutriente.
Para saber se sua alimentação diária tem uma quantidade suficiente de fósforo, faça nosso teste baseado em estudos científicos:
Teste: sua alimentação é rica no nutriente fósforo?
Anote qual das alternativas você irá marcar com mais frequência e confira o resultado no final:
1 – Na hora do lanche, qual desses peixes em conserva você colocaria em um sanduíche:
a) sardinha
b) atum
c) não costumo consumir peixes no meu dia a dia
2 – Para saciar a fome entre as refeições, o lanche ideal para você seria:
a) uma porção de sementes de girassol
b) uma porção de nozes
c) uma maçã
3 – Escolha um laticínio presente nas suas refeições:
a) queijo prato
b) iogurte natural
c) não consumo laticínios no meu dia a dia
4 – Escolha um acompanhamento para o seu almoço:
a) cogumelos Shimeji salteados
b) brócolis cozido
c) salada de pepino
Resultado:
- Se você marcou mais vezes a alternativa a): é melhor tomar cuidado para não se exceder com a quantidade do nutriente fósforo na dieta. Alimentos como sardinha e sementes de girassol estão no topo da lista dos mais ricos no mineral. Se você tem problemas relacionados à saúde renal, consulte um nutricionista para te orientar a respeito desses alimentos no seu dia a dia.
- Se você marcou mais vezes a alternativa b): teve um resultado equilibrado. Sua dieta possui fontes do nutriente fósforo diversificadas no dia a dia, como brócolis, iogurte e atum, mas sem exagerar nas quantidades recomendadas.
- Se você marcou mais vezes a alternativa c): talvez você possua poucas opções de alimentos ricos em fósforo na sua alimentação. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar que ofereça meios de obter este mineral na dieta.
Leia também: 3 mitos e verdades sobre absorção de nutrientes
Quer saber mais a respeito de nutrientes presentes no nosso organismo? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.