Peixe é fonte de vitamina D e ácidos graxos
Praticidade é a palavra de ordem na cozinha de muita gente. Mas não pense que culinária prática é sinônimo de comida pronta, congelada e industrializada. Muito pelo contrário: dá para economizar tempo atrás do fogão e preparar pratos rápidos, nutritivos e, de quebra, deliciosos. Entre as opções que atendem esses requisitos estão as receitas com sardinha enlatada, um ingrediente versátil na cozinha e fonte de nutrientes e vitaminas para quem o consome.
Tanto a versão em lata quanto a fresca do peixe possuem nutrientes importantes para a saúde. Fonte de vitamina D, cálcio e ácidos graxos como o ômega 3, o alimento pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular e para o cérebro. Evidentemente, a sardinha enlatada merece cautela no consumo pois contém conservantes, mas, com moderação, dá para fazer dela a estrela das refeições!
Quer ver uma dica? A seguir, a nutricionista Cristiane Verotti ensina um preparo saboroso para um jantar leve e cheio de nutrientes com a proteína.
Receitas com sardinha enlatada: torta light
Rendimento: 6 pedaços
Tempo de preparo: 40 min.
Ingredientes:
- 6 fatias de pão integral de forma
- 10 col. (sopa) de leite desnatado
- 500 g de ricota fresca
- 1 col. (sopa) de linhaça
- 4 col. (sopa) cheias de requeijão cremoso light
- Sal a gosto
- 4 ovos
- 2 latas de sardinhas escorridas e desfiadas
- Cheiro-verde, orégano e cebolinha a gosto
- 200 g de muçarela light ralada
Modo de preparo:
- Passe o pão no processador e rapidamente junte os farelos em uma assadeira untada ou com papel-manteiga, formando a base da torta.
- Vá colocando o leite por cima para umedecer a mistura. Reserve.
- No processador, coloque a ricota, a linhaça e o requeijão e bata tudo até formar um creme.
- Acerte o sal, acrescente os ovos e bata o preparo.
- Ainda no recheio, coloque a sardinha, o orégano, a cebolinha e o cheiro-verde.
- Depois, coloque o recheio por cima do fundo de pão que está na forma.
- Salpique com a muçarela para gratinar e leve para assar no forno a 180 ºC por 25 minutos.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Cristiane Verotti é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva. Mestre pelo departamento de gastroenterologia da FMUSP e membro titular da BRASPEN, é também colunista convidada do Nutritotal Para Todos. Instagram: @verotti.
Martha C. et al. Association of Seafood Consumption, Brain Mercury Level, and APOE ε4 Status With Brain Neuropathology in Older Adults. JAMA, 2016.
Mariona B. et al. Effects of sardine-enriched diet on metabolic control, inflammation and gut microbiota in drug-naïve patients with type 2 diabetes: a pilot randomized trial. Lipids Health Dis., 2016.