fbpx

Conheça 5 alimentos ricos em zinco e benefícios do mineral

Postado em 16 de outubro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Mineral vem sendo indicado no tratamento de covid-19, mas qual será sua eficácia?

Uma alimentação saudável é capaz de ajudar o corpo no combate de inúmeras doenças, desde dores físicas até problemas que afetam a mente. E isso se deve à combinação de nutrientes e minerais que o corpo absorve, em especial um deles que é considerado essencial para o sistema imunológico: o zinco.

O elemento pode ser encontrado em diversos alimentos do nosso dia a dia. Segundo a nutricionista Ana Carolina Vicedomini, ele está tanto em proteínas de origem animal quanto em produtos de origem vegetal. Neste post, você vai conhecer grupos de alimentos ricos no mineral e entender melhor os seus benefícios.

Zinco x Covid-19

Dentre os benefícios do zinco, aquele que se tornou mais popular nestes tempos de pandemia é a importância do mineral ao sistema imunológico. Justamente por essa propriedade, o zinco é investigado para ajudar no tratamento de doenças infecciosas, incluindo a covid-19. E essa relação já está sendo comprovada pela ciência. Um estudo do Journal of Herbal Medicine, por exemplo, sugere que a suplementação de zinco pode auxiliar na melhora da imunidade inata no curso de qualquer infecção, podendo ser útil como um complemento ao tratamento de covid-19.

Mais benefícios do zinco

Cientistas do General Hospitalar Psychiatry estudaram a fundo a relação do nutriente com o combate aos sintomas em pacientes depressivos. Os profissionais apoiaram a ideia de que existem potenciais benefícios do zinco para reduzir o risco e aliviar a depressão. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar o efeito benéfico do nutriente em comparação com outras terapias na doença.

Assista também: Alimentos no combate à depressão

Alimentos ricos em zinco

Quer saber onde encontrar o mineral? Veja a seguir cinco grupos de alimentos ricos no componente:

Fígado acebolado

O fígado bovino é uma carne rica em zinco | Imagem: Freepik

Carnes bovinas

Alguns cortes de carnes como acém, contrafilé e fígado bovino são excelentes fontes do mineral na nossa alimentação.

Pescados

Se você não gosta de carne vermelha, opções dos mares e rios como atum, bacalhau, salmão, sardinha e pescada branca também são fontes de zinco.

Frutos do mar

Além dos pescados, alguns frutos do mar como o camarão e as ostras contêm esse componente.

Grãos integrais

Para os vegetarianos, opções indispensáveis que são ricas em zinco incluem o arroz integral, a aveia em flocos e o pão de forma integral.

Sementes, nozes e castanhas

Por fim, completam a lista de alimentos ricos no nutriente as amêndoas, a castanha-de-caju, a semente de gergelim e a noz crua.

Agora que você sabe mais sobre o nutriente, faça nosso teste e descubra quais alimentos contêm mais vitamina D e quais são mais ricos em zinco.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Ana Carolina Vicedomini é nutricionista pós-graduada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep Educação, mestranda em Ciências em Gastroenterologia com ênfase em composição corporal do idoso na Faculdade de Medicina da USP e tutora do Ganep Educação. É também colunista convidada do Nutritotal Público Geral e tem em sua trajetória a área clínica hospitalar, atendimento em homecare e consultório. Acredita que a nutrição através da alimentação é importante para promoção da saúde e da qualidade de vida! Instagram: @nutricarolvicedomini.

Somaye Y. et al. Zinc in depression: From development to treatment: A comparative/ dose response meta-analysis of observational studies and randomized controlled trials. General Hospitalar Psychiatry, 2020.

Mohammad R. et al. Potential benefits of combination of Nigella sativa and Zn supplements to treat COVID-19. Journal of Herbal Medicine, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: