fbpx


3 mitos e verdades sobre absorção de nutrientes

Postado em 13 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Combinar vitaminas e minerais requer cuidados para não afetar a saúde interna

Desde a infância, somos ensinados de que é importante comer um pouco de cada alimento presente no prato para nos tornarmos fortes e nos protegermos de possíveis doenças. E isso se deve, principalmente, por conta da presença das vitaminas e minerais existentes nas refeições.

Cada alimento pode conter inúmeras substâncias que fazem bem ao corpo humano em sua composição. Mas é preciso ter cuidado quando se fala em absorção de nutrientes, pois algumas combinações feitas no prato podem prejudicar os processos de absorção.

Por outro lado, existem também uniões capazes de facilitar esse processo. Para te ajudar a descobrir quais são elas, listamos alguns mitos e verdades sobre o tema baseado em estudos científicos. Confira:

Mitos e verdades da absorção de nutrientes

Unir cálcio com vitamina D ajuda na saúde dos ossos? Anêmicos precisam tomar vitamina C com ferro? Esclarecemos essas questões a seguir:

Mulher almoçando uma salada nutritiva

Imagem: Shutterstock

A vitamina D pode ajudar na absorção de cálcio

Verdade. A combinação desses nutrientes é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo. Ambos podem ser encontrados em um mesmo alimento, como é o caso de peixes como o atum e o salmão e também o leite e seus derivados como queijos e iogurtes.

Além disso,  a vitamina D e o cálcio possuem outra característica em comum, já que eles ajudam a prevenir doenças ligadas a saúde óssea como a osteoporose.

Só que é preciso ter cuidado na hora de suplementar os dois ao mesmo tempo. Isso porque, por mais que a vitamina facilite a absorção do mineral, o efeito contrário não é equivalente. Estudos apontam que o cálcio não pode ser usado como base para identificar deficiência de vitamina D no organismo, por exemplo.

Quem tem deficiência de ferro precisa tomar vitamina C para facilitar a sua absorção

Verdade. Apesar de alguns estudos não apontarem essa relação, as evidências mais fortes indicam haver sim a necessidade de um ácido, como é o caso da vitamina C,  para otimizar a absorção de ferro, especialmente em pacientes anêmicos.

Dentro do processo de absorção dos nutrientes no intestino, já foi comprovado pela ciência que a vitamina C pode aumentar a disponibilidade de ferro, especialmente em uma refeição feita à base de vegetais ricos nesse nutriente.

Cálcio e ferro podem ser suplementados juntos

Mito. Combinar esses dois minerais pode acabar conflitando nos efeitos internos para a saúde, em especial, para quem tem anemia.

Ainda que algumas pesquisas apontem uma necessidade de investigar mais a fundo esta combinação, grande parte dos estudos defende que uma ingestão combinada de alimentos fonte de cálcio e alimentos fonte de ferro pode promover uma competição entre esses nutrientes, reduzindo a disponibilidade de ferro.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Chinaza A. et al. Health Benefits of Micronutrients (Vitamins and Minerals) and their Associated Deficiency Diseases: A Systematic Review. IJF, 2020.

Jazib A. et al. Vitamins: Key Role Players in Boosting Up Immune Response-A Mini Review. Beijing University, 2017.

Ian R. et al. Controversies in medicine: the role of calcium and vitamin D supplements in adults. University of Auckland, 2019.

Nianyi L. et al. The Efficacy and Safety of Vitamin C for Iron Supplementation in Adult Patients With Iron Deficiency Anemia. JAMA, 2020.

Ajibola I. et al. Effect of calcium intake on iron absorption and hematologic status: A systematic review and dose-response meta-analysis of randomized trials and case-cross-over studies. BMJ, 2020.

Ems T. et al. Biochemistry, Iron Absorption. StatPearls, 2021.

-

Assine nossa newsletter: