Cuidar da saúde do coração requer uma rotina que siga bons hábitos, como evitar o excesso de bebidas alcoólicas e sal demais na comida. Afinal de contas, o número de pacientes diagnosticados com pressão alta cresce no mundo inteiro, e isso já serve de alerta para você estar mais atento à sua saúde.
Um estudo feito na Universidade Aberta da Tailândia analisou mais de 57.000 pessoas e concluiu que o risco de ter pressão alta nos próximos 4 anos pode ser, em média, de 5,2% em homens e de 2,1% em mulheres.
Em ambos os sexos, a hipertensão esteve associada a idade, maior IMC e outras doenças crônicas associadas, mas não com renda e escolaridade. Nos homens, a pressão alta também esteve associada a inatividade física, tabagismo e alto consumo de álcool e de fast food.
Para poder calcular o risco de pressão alta nos próximos quatro anos, elaboramos um questionário baseado na pesquisa The Strong Heart Study e em dados do Ministério da Saúde. Vale ressaltar que o teste a seguir não substitui a avaliação e consulta de um profissional de saúde:
Qual é o meu risco de ter pressão alta?
Marque a seguir as opções em que você se encaixa:
Tenho 65 anos ou mais de idade
Consumo bebidas alcoólicas com bastante frequência (duas doses ou mais por dia)
Sou fumante
Tenho colesterol elevado
Não pratico atividades físicas regularmente
Sou obeso/tenho sobrepeso
Meu exame de glicose no sangue está acima dos valores recomendados
Tomo medicamentos para diabetes
Tenho histórico familiar de parentes de primeiro grau com pressão alta
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.