Ícone do site Nutritotal Para todos

Sopa de tomate low FODMAPs é ideal para os dias de frio

Sopa de tomate

A chegada das estações mais frias do ano faz com que o corpo busque por alimentos mais quentes e que saciem o apetite. O problema, porém, é que para pessoas com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), é necessário fazer uma adaptação no cardápio, priorizando alimentos que não sejam fontes de carboidratos fermentáveis no dia a dia, ou seja, com baixo teor de FODMAPs.

Pensando em unir um prato tradicional aos cuidados para quem tem SII, que tal preparar uma saborosa sopa de tomate low FODMAPs? A receita, além de aquecer nos momentos de frio, é feita em apenas uma panela, de forma prática!

Quem ensina o passo a passo é a nutricionista Natasha Machado. Confira:

Receita low FODMAPs para o inverno

Imagem meramente ilustrativa: Shutterstock

Sopa de tomate

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 45 min.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Corte os tomates em pedaços e a cenoura em rodelas.
  2. Coloque o fio de óleo em uma panela e acrescente os tomates para refogá-los.
  3. Acrescente a pitada de sal, o açafrão, a páprica e as ervas. Misture um pouco e deixe no fogo médio até começar a desmanchar.
  4. Acrescente as cenouras à mistura.
  5. Adicione a água aos poucos, até que fique com a consistência que você preferir. Se quiser, bata a sopa em um processador para ficar mais líquida, mas lembre de tirar os ramos das ervas antes.
  6. Sirva em uma tigela e finalize com o queijo parmesão.

Leia também: como preparar rolinho de camarão low FODMAPs

De olho nos temperos

As especiarias utilizadas na receita, como o açafrão e a páprica, possuem substâncias terapêuticas aliadas à saúde intestinal. Porém, nem todo alimento é indicado para temperar as receitas de quem tem SII.

Na lista de contraindicações, a cebola e o alho devem ser evitados por quem tem esse problema de saúde. O mesmo vale na hora de decorar a sopa: não use castanhas como a de caju se tiver síndrome do intestino irritável.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

*Natasha Machado é nutricionista especialista em nutrição clínica. Doutora pelo departamento de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisadora do laboratório de nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo (Metanutri). Instagram: @_natashamachado

Adil E. et al. Saffron (Crocus sativus L.): A Source of Nutrients for Health and for the Treatment of Neuropsychiatric and Age-Related Diseases. Department of Pharmacology and Physiology, Nutrients, 2022.

 

Sair da versão mobile