Ícone do site Nutritotal Para todos

Teste seu conhecimento sobre as dietas da moda

Shorts jeans com fita métrica por cima, caderno e halteres

MIND, Paleolítica, Dukan, Flexitariana, Cetogênica. Esses são apenas alguns dos nomes de dietas da moda que se popularizaram nos últimos anos e que têm ganhado a atenção de quem busca perder os quilinhos extras ou ter mais qualidade de vida.

Mas será que todas elas têm efeitos benéficos à saúde? Ou será que podem fazer mal se consumidas de maneira equivocada? Para responder algumas das principais dúvidas sobre as dietas da moda, elaboramos um quiz para você testar seus conhecimentos e aprender mais a respeito delas.

Teste: o que você sabe sobre as dietas da moda?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.

Cada dieta da moda tem suas regras, mas nem todas podem surtir efeitos positivos em todas as pessoas | Imagem: Shutterstock

1 – A dieta cetogênica é conhecida por deixar o corpo sob o estado de cetose. Esse processo tem como fonte:

 

 

 

 

A resposta correta é a C. Um estudo feito na Universidade do Kuwait investigou os efeitos a longo prazo de uma dieta cetogênica em pacientes obesos. Segundo eles, nesse tipo de dieta, a proporção de gordura/carboidrato é de 5:1. Como resultado, a dieta cetogênica foi capaz de reduzir o peso corporal e o índice de massa corpórea (IMC) dos pacientes. Além disso, ela pôde diminuir o nível de triglicerídeos, colesterol e glicose no sangue. Mas é importante lembrar que é uma dieta que requer acompanhamento nutricional constante e os resultados para perda de peso são controversos, já que se sabe que apenas alguns pacientes se beneficiam desse tipo de dieta.

2 – Qual destes alimentos pode ser considerado parte fundamental em uma dieta mediterrânea?

 

 

 

 

Se você respondeu A, acertou. O azeite de oliva, assim como frutas, legumes, alguns peixes, oleaginosas e vinho tinto fazem parte de uma dieta mediterrânea. Um estudo feito pela University of Medicine and Pharmacy na Romênia apontou que esse tipo de dieta pode incluir benefícios cardiovasculares e metabólicos, além de poder estar associada a bons índices de aderência e a uma melhor qualidade de vida.

3 – A dieta MIND pode ser considerada uma união de outras duas dietas. Quais são elas?

 

 

 

 

Ponto para quem respondeu a D. A sigla MIND representa uma intervenção para prevenção de doença neurodegenerativa e com redução do declínio cognitivo e demência. E um estudo feito pelo Rush University Medical Center, nos EUA, concluiu que a adesão moderada à dieta MIND também pode diminuir o risco de doença de Alzheimer.

4 – Quantas etapas tem a dieta Dukan?

 

 

 

 

A resposta certa é a B. A dieta Dukan é separada em quatro etapas e consiste em reduzir o consumo de carboidratos, ao mesmo tempo em que o consumo de proteínas aumenta, possibilitando uma provável perda de peso. Mas é preciso ter cuidado com ela, pois um estudo feito na Universidade de Ciências Aplicadas em Nysa, na Polônia, relatou que a adoção dessa dieta, a longo prazo, pode representar uma ameaça à saúde por meio da aquisição de doenças nos rins e no fígado, osteoporose e até doenças cardiovasculares.

5 – A dieta paleolítica, se seguida excessivamente, pode causar problemas no coração. Essa afirmação é:

 

 

A afirmação é verdadeira. Uma pesquisa divulgada na Revista Europeia de Nutrição analisou os efeitos da dieta paleo de longo prazo e concluiu que ela pode estar associada a menor ingestão de amido resistente e a um aumento das concentrações séricas de TMAO, uma substância que pode aumentar o risco de doenças do coração.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile