Quando o assunto é perda de peso, é comum associarmos o emagrecimento a uma dieta equilibrada para trazer resultados. Mas o que é mais importante na hora de mudar o plano alimentar: cortar as gorduras ou consumir menos carboidratos? O que funciona melhor para emagrecer?
Um estudo feito por pesquisadores da Stanford University Medical School, na Califórnia (EUA), comparou durante 12 meses se a dieta para perda de peso era mais eficaz ao se cortar as fontes de lipídios (gorduras) ou as de carboidratos.
Como resultado, eles descobriram que não houve uma diferença significativa na mudança de peso entre uma dieta saudável com baixo teor de gordura e uma com baixo carboidrato. Contudo, o LDL colesterol aumentou no grupo que ingeriu pouco carboidrato, o que se mostrou um fato favorável à dieta baixa em gordura.
Equilíbrio é essencial para emagrecer
Para a nutricionista Roberta Lara, a busca pelo emagrecimento saudável tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano das pessoas, tendo em vista o aumento da prevalência de obesidade e excesso de gordura corporal.
Segundo ela, diferentes estratégias nutricionais podem ser adotadas pelos profissionais de saúde, sempre levando em consideração a individualidade bioquímica de cada paciente, o que torna o tratamento mais eficiente e assertivo.
“Uma das dietas que apresenta resultados positivos para a perda de peso é a dieta Low Carb (LC), uma intervenção que pode ser eficiente, mas que ainda existem limitações quanto à perda de peso em longo prazo”, Roberta Lara, nutricionista
Ela ainda pondera que as dietas para emagrecimento sustentáveis devem ser equilibradas em todos os macronutrientes. E mais: intervenções específicas, como aquelas com pouco carboidrato ou alto carboidrato são indicadas de acordo com avaliação nutricional feita por nutricionista, a fim de traçar a melhor conduta para as características individuais de cada paciente.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.