Ícone do site Nutritotal PRO

Estratégias para melhorar a aceitação alimentar durante o tratamento oncológico

A oncologia é conhecida como a especialidade médica que estuda as neoplasias malignas, ou seja, os cânceres.

O termo “câncer” é utilizado para classificar um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado, rápido e incontrolável de células, com a capacidade de invadir tecidos e órgãos e se espalhar para outras regiões do corpo, originando metástase, – crescimento natural do câncer, que progride e atinge outras partes do corpo.

Um dos problemas mais comuns em pacientes oncológicos é a desnutrição. Isso acontece, pois, as diferentes modalidades de tratamento existentes (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, entre outros) podem resultar em efeitos colaterais que afetam o estado nutricional do paciente, contribuindo para a redução da ingestão alimentar.

Neste sentido, quanto mais agressivo é o tratamento, mais progressiva pode ser a desnutrição. O resultado? Diminuição da qualidade de vida, piora do estado de saúde geral, maior risco de infecções hospitalares, aumento no tempo de hospitalização, diminuição da resposta a tratamentos antineoplásicos e, por fim, aumento da morbimortalidade.

Para contornar a desnutrição, a terapia nutricional é necessária. No paciente oncológico, os objetivos do tratamento nutricional incluem:

A avaliação do consumo alimentar entre pacientes com câncer deve ser uma rotina. A alimentação é parte importante do tratamento não apenas por seus aspectos nutricionais, mas também por sua dimensão simbólica e subjetiva.

Por isso, trazemos um E-book para discutir as principais estratégias para melhorar a aceitação alimentar durante o tratamento oncológico.

Neste e-book você vai encontrar:

Baixe agora!

Leia também:

Manual prático de consistência das dietas hospitalares

Influência da textura na aceitação de dietas hospitalares

Diretriz ESPEN: Nutrição Clínica no Câncer

Sair da versão mobile