A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lançou este mês o seu tão aguardado Guia de Nutrição Esportiva Vegana, o primeiro do seu tipo no Brasil e um dos poucos no mundo.
Escrito pelo nutricionista Filipe Testoni, Coordenador do Departamento de Nutrição Esportiva da SVB, e organizado por mim, Alessandra Luglio, Diretora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB, o guia oferece uma visão abrangente e detalhada de todas as questões essenciais que envolvem a nutrição e o esporte sob uma perspectiva vegana.
Alimentação vegana no esporte
A alimentação vegana sempre, e a cada dia mais, é tema abordado em diversos momentos e espaços de discussão. O tema veganismo cresce em buscas na internet e é cada vez mais comum nos depararmos com veganos e com produtos veganos em qualquer lugar que frequentamos.
A ciência atual publica com frequência sobre os benefícios de uma dieta à base de vegetais para a saúde humana. Estudos bem desenhados e com grande robustez, seja em metodologia como em amostragem de participantes mostram que a alimentação vegana não somente é possível como também pode ser uma ferramenta para sermos mais saudáveis, longevos e bem-dispostos.
Ok? Mas e no esporte? E quando necessitamos de mais energia e nutrientes? E quando colocamos nosso corpo a prova e cada milésimo de segundo conta? Será que a alimentação 100% vegetal é capaz de nos fazer performar bem e com segurança?
O Guia de Nutrição Esportiva Vegana mostra que sim!
O que você vai encontrar no Guia
O Guia aborda uma variedade de tópicos essenciais, cobrindo todos os aspectos do planejamento alimentar para os praticantes de exercícios físicos, desde o cálculo energético até a suplementação esportiva, incluindo entrevistas com atletas veganos e suas respectivas dietas como exemplos.
Além disso, explora a história da nutrição vegana no esporte e a importância de adotar uma abordagem sistêmica, responsável e holística da nutrição. O guia é resultado de anos de prática clínica na área da nutrição esportiva associado a uma robusta revisão da literatura científica relacionada à temática elaborada pelo autor Filipe Testoni e seus colaboradores, entre eles o experiente professor, doutor e pesquisador Dr. Hamilton Hoschel.
O objetivo do guia é fornecer orientações práticas e baseadas em evidências para que se possa de uma vez por todas combater mitos e inseguranças em torno do tema, capacitando e estimulando profissionais de saúde e aqueles que desejam adotar uma alimentação vegana voltada para a performance no esporte.
Dessa forma, o Guia de Nutrição Esportiva Vegana promove, não somente mais saúde para as pessoas, como também menos impacto negativo no planeta e a todos os seus seres.
O Guia como instrumento para tirar as dúvidas dos pacientes
Com o lançamento do documentário “Dieta dos Gladiadores”, em 2019, e “Dieta dos Gêmeos – Você é o que você come”, em 2023, o interesse e a busca por informações sobre nutrição vegana no esporte aumentaram significativamente.
No entanto, mitos e equívocos ainda persistem na sociedade em geral, desde praticantes de atividades físicas até profissionais de saúde e nutrição esportiva.
Segundo o autor, Filipe Testoni:
“Embora ainda viva, a resistência à ideia de que uma dieta à base de plantas possa oferecer toda a nutrição necessária para um ótimo desempenho esportivo tem perdido força, tanto entre o público geral quanto entre os próprios profissionais de saúde. O que ainda falta para que este tipo de alimentação se torne mais popular são informações sobre como, efetivamente, planejar e implementar estas mudanças de forma prática. O Guia da Nutrição Esportiva Vegana da SVB foi elaborado justamente com o propósito de preencher esta lacuna”.
Baixe o guia!
Para garantir que o conhecimento contido no Guia de Nutrição Esportiva Vegana esteja disponível para todos, a SVB oferece sua versão digital gratuitamente.
O guia pode ser acessado em www.nutricaoesportivavegana.com.br.
Sobre a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
Fundada em 2003, a SVB é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa no Brasil.
Por meio do Departamento de Saúde e Nutrição, a SVB continua comprometida em fornecer recursos educacionais e informativos para ajudar as pessoas a adotarem uma alimentação vegana de forma equilibrada e consciente.
Quer saber mais sobre nutrição vegana e vegetariana? Leia também:
- Guia alimentar para atletas vegetarianos
- Industrializados veganos são mais saudáveis?
- Alimentação Vegetariana na atuação do nutricionista – Parecer CFN
Parceiro: