Ícone do site Nutritotal PRO

O que é e qual a função do beta-hidroxi-beta-metil butirato (HMB) no organismo?

Idosos praticando esporte

O beta-hidroxi-beta-metil butirato (HMB) é um metabólito do aminoácido leucina, sintetizado a partir do acetoisocaproato (KIC) no fígado e capaz de estimular a hipertrofia muscular por meio do aumento da síntese e diminuição da degradação proteica. Outra ação bastante investigada é a regeneração de células musculares por ativação e proliferação de células satélites.

Em modelos animais, a suplementação de HMB aumentou o tamanho e peso de músculos associado ou não a treinamento físico, porém não foi capaz de aumentar a regeneração muscular após uma lesão.

Em humanos, os efeitos benéficos do HMB têm sido demonstrados e associados aos exercícios de força e resistência, aumentando a hipertrofia e força muscular, sendo particularmente mais eficaz em indivíduos destreinados do que em atletas. Clinicamente, o HBM parece ter um efeito benéfico sobre a perda de massa muscular associada à sarcopenia e caquexia. No entanto, os estudos normalmente combinam várias estratégias, o que torna difícil a comprovação do efeito do HMB na atenuação da perda de massa muscular.

Em ensaio clínico duplo-cego, investigou-se os efeitos do HBM em idosos que participaram de treinamento físico resistido por 6 semanas. Os idosos receberam suplementação de 1g de HMB ou placebo, três vezes ao dia e tiveram a massa muscular avaliada por DXA e ultrassom nas semanas 0/3/6. Os pesquisadores observaram um aumento significativo da síntese de massa muscular nas duas primeiras semanas de treinamento do grupo suplementado com HMB em comparação ao grupo placebo. Porém, ao final do estudo, não houve diferença significativa entre os grupos, reforçando a necessidade de mais estudos que avaliem a suplementação de HBM em longo prazo.

Sair da versão mobile