Ícone do site Nutritotal PRO

Consumo de produtos plant based beneficia microbiota

nutrição estado mental

Cada vez mais, produtos “plant based” industrializados estão tomando lugar na alimentação dos consumidores preocupados com a saúde, o meio-ambiente e a ética animal. No entanto, faltam estudos que avaliem o impacto dessas alternativas na microbiota intestinal.

 

 

plant based microbiota

Fonte: Canva

 

Para preencher essa lacuna, uma nova pesquisa randomizada controlada, conduzida no Reino-Unido, teve por objetivo avaliar quais impactos que o consumo de alimentos como hambúrgueres, salsichas e almôndegas veganas seria capaz de provocar na microbiota.

 

Hipótese inicial da pesquisa

Sabe-se que uma alimentação rica em alimentos vegetais reduz o risco de diversas condições crônicas, além de promover mudanças positivas na microbiota, através de seu alto teor de fibras e polifenóis.

Contudo, a recusa a alimentos de origem alimentar pode vir associada a um maior consumo de alimentos ultraprocessados “substitutos” da carne, muitas vezes vistos como “saudáveis” apenas por serem vegetarianos ou veganos.

Apesar deste paradoxo, os autores inicialmente defendiam que o mero processamento industrial de ingredientes de origem vegetal não tornaria, automaticamente, um produto plant based em um alimento ultraprocessado. Por isso, os benefícios à microbiota se fariam presentes. Mas será que essa hipótese se sustentou?

 

Hambúrgueres e almôndegas plant based fizeram parte da intervenção

Um total de 39 adultos saudáveis e onívoros foram recrutados e divididos em um grupo controle e um grupo intervenção. O grupo controle foi instruído a manter a alimentação normal. Já os participantes da intervenção foram incentivados a fazer pelo menos 1 refeição totalmente à base de plantas diariamente, durante 14 dias.

Para isso, os indivíduos receberam diversos produtos plant based, que incluíam carne moída, hambúrgueres, salsichas e almôndegas. Ressalta-se que estes alimentos estão realmente disponíveis para compra no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e União Européia.

Para a análise taxonômica, realizou-se o sequenciamento de rRNA 16S a partir das amostras de fezes colhidas antes e depois da intervenção, para os dois grupos.

 

Os produtos plant based beneficiaram a microbiota

Após os 14 dias de intervenção, a principal mudança encontrada foi no grupo de intervenção, relacionado ao aumento das vias produtos de butirato (principalmente 4-aminobutirato/succinato e glutarato).

Além disso, também houve um aumento consistente nas abundâncias conjuntas de táxons produtores de butirato, principalmente das famílias Lachnospiraceae e Ruminococcaceae. Gêneros destas famílias também são mais encontrados em indivíduos com cólons saudáveis, com consumo abundante de fibras e polifenóis, e com padrões alimentares mediterrâneos.

O butirato é um ácido graxo de cadeia curta, particularmente importante pelo fato de constituir a principal fonte de energia para os colonócitos. Também pode ativar a gliconeogênese intestinal, tendo efeitos benéficos na glicose do hospedeiro e na homeostase energética. Sua depleção está associada a marcadores de inflamação sistêmica e ao desenvolvimento de várias doenças crônicas não transmissíveis.

Desse modo, estes achados foram considerados muito positivos.

 

Outros resultados no grupo “plant based”

Outros achados do estudo incluíram a diminuição do táxon Tenericutes no grupo intervenção, e aumento no grupo controle; e a maior diversidade beta no grupo intervenção.

Além disso, os participantes que incluíram produtos plant based na alimentação cotidiana relataram:

  • Maior teor de gases/inchaço (provavelmente decorrente do aumento de fibras)
  • Menos letargia e constipação
  • Melhor consistência das fezes
  • Defecações mais regulares
  • Menos cansaço após as refeições
  • Entre outros.

 

Limitações do estudo e conclusão 

A principal limitação do estudo se deu pelo tamanho reduzido da amostra. Além disso, vale ressaltar que a investigação foi feita com produtos plant based não disponíveis atualmente no Brasil.

Apesar disso, o estudo contribuiu na introdução da temática “produtos plant based e microbiota” na literatura científica, e os resultados encontrados foram positivos, no geral.

Por fim, concluiu-se que a substituição ocasional de carnes animais por produtos plant based pode promover mudanças positivas no microbioma intestinal dos consumidores.

 

Clique aqui para ler o artigo completo.

 

Veja também:

Consumo de vegetais melhora a microbiota intestinal

Dieta vegetariana e as modificações da microbiota intestinal de mulheres

 

Referência: 

TORIBIO-MATEAS, Miguel A.; BESTER, Adri; KLIMENKO, Natalia. Impact of Plant-Based Meat Alternatives on the Gut Microbiota of Consumers: A Real-World Study. Foods, v. 10, n. 9, p. 2040, 2021.

Sair da versão mobile