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Diferentes dietas “Plant-based” apresentam os mesmos benefícios à saúde?

Postado em 13 de janeiro de 2020 | Autor: Ana Paula Aguiar Prudêncio

Todas as “dietas plant-based” apresentam os mesmos benefícios à saúde? Aparentemente não.

Dietas “plant-based” aumentaram em popularidade nos últimos anos e esse fenômeno pode ser atribuído a benefícios à saúde geral associados à elas, em especial, à saúde cardiovascular.

No entanto, o conceito de “dietas plant-based” é abrangente, podendo ser empregado a dietas vegetarianas – vegana, ovo vegetariana, lacto vegetariana, ovo lacto vegetariana – e ainda, e também para designar alimentação rica em vegetais, frutas, cereais, leguminosas, mantendo o consumo de carnes magras, peixes, frango em menor quantidade.

Portanto, surge o questionamento: Todas as “dietas plant-based” apresentam os mesmos benefícios à saúde? Aparentemente não. Satija et al (2016) reuniram dados de três grandes Coortes e categorizaram estas dietas em saudáveis (ricas em cereais integrais, frutas, verduras, oleaginosas, óleos vegetais, café/chá) e não saudáveis (ricas em sucos de frutas, bebidas açucaradas, cereais refinados, batatas, doces e sobremesas). Neste estudo, somente a adoção de “dietas plant-based” saudáveis foi associada à redução na incidência de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 (-25% a -34%), enquanto a adoção de “dietas plant-based” não saudáveis foi associada ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares (+32%) e diabetes tipo 2 (+16%). Já Mayra e colaboradores (2019) demonstraram que biomarcadores de onívoros e vegetarianos diferiram apenas quando suas dietas foram categorizadas em alta e baixa qualidade nutricional, sendo que as concentrações de insulina, HOMA-IR, razão TG/HDL e folato sérico foram mais favoráveis naqueles com alta qualidade da dieta.

Desta forma, é importante que os profissionais da saúde orientem e acompanhem as escolhas alimentares dos indivíduos que optam por aderir alguma “dieta plant-based” para que os benefícios à saúde associados a esse padrão alimentar sejam alcançados.

Referências:

MAYRA, S.; UGARTE, N.; JOHNSTON, C. S. Health Biomarkers in Adults Are More Closely Linked to Diet Quality Attributes Than to Plant-Based Diet Categorization. Nutrients, v. 11, n. 6, 25 jun. 2019.

SATIJA, A. et al. Plant-Based Dietary Patterns and Incidence of Type 2 Diabetes in US Men and Women: Results from Three Prospective Cohort Studies. PLoS Medicine, v. 13, n. 6, 14 jun. 2016.

WILLIAMS, K. A.; PATEL, H. Healthy Plant-Based Diet: What Does it Really Mean? Journal of the American College of Cardiology, v. 70, n. 4, p. 423–425, 25 2017.

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