Quer um lugar mais democrático e cheio de benefícios que as feiras livres? Aberta a todas as pessoas, realizadas nos mais diferentes bairros, com uma infinidade de alimentos frescos e saudáveis.
Já deu para perceber que nós, do Nutritotal, adoramos uma boa feira e recomendamos a todo mundo, certo?!
Veja: Por que devemos indicar a feira?
Mas para discutir melhor os benefícios das feiras livres, convidamos o nutricionista Moisés Pinheiro, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tutor do Ganep Educação.
Ele nos lembra a importância do consumo de frutas, legumes e verduras para prevenção de doenças crônicas, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, sociedades médicas e do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Esses alimentos são facilmente adquiridos nas feiras livres e contribuem, inclusive, para o combate a insegurança alimentar. Afinal, nesses lugares pode-se encontrar alimentos com um custo menor.
Aliás, o Moisés dá algumas dicas de como economizar na feira, aproveitando alimentos em safra e o horário da “xepa”, próximo ao horário de encerramento da feira, em que se observa a mesma qualidade dos alimentos, mas vendidos a um valor menor.
Ele comenta que sempre orienta seus pacientes a frequentarem a feira, hábito favorecido atualmente pelo maior número de opções, pois além das feiras tradicionais, que acontecem no período da manhã, estão se popularizando as feiras noturnas e dentro de condomínios.
No vídeo, o nutricionista ainda discute a composição nutricional das frutas e vegetais e como a agricultura é beneficiada pela biotecnologia.
Veja também:
- Qual o impacto da agricultura tradicional e moderna na segurança alimentar?
- Alimentos orgânicos e convencionais: afinal, quais são as diferenças?
- Meio ambiente, produção agrícola e o papel dos profissionais de saúde
Parceria: