Uma casa bem adaptada para moradores idosos requer uma série de cuidados para torná-la mais segura e evitar fraturas. Desde evitar tapetes e pisos escorregadios até implementar barras de apoio em cômodos como o banheiro são atitudes que podem auxiliar no dia a dia.
Ainda assim, caso aconteça uma queda ou escorregão, é preciso levar em conta o que priorizar para se recuperar das fraturas nessa idade. De acordo com a ciência, uma forma de minimizar os danos causados por acidentes domésticos pode estar na alimentação, mais especificamente em fontes que contenham nutrientes como cálcio e proteínas.
Segundo pesquisadores de um estudo publicado pelo periódico British Medical Journal, o consumo de leite, iogurte e queijo, alimentos ricos em cálcio e proteínas, pode ser útil para retardar a perda óssea e melhorar o fator de crescimento, mas pouco se sabia até então sobre a melhora no risco de fraturas.
Mais cálcio, menos fraturas
Para comprovar essa relação, foram analisados mais de 7 mil idosos que sofreram quedas em centros de cuidados residenciais, sendo a maioria mulheres.
Após avaliar a dieta dos participantes por meio da inclusão de alimentos lácteos como leite, iogurte e queijos ao longo de cinco meses de pesquisa, foi possível observar uma redução no risco de quedas e fraturas após a ingestão de fontes de cálcio e proteína.
O valor chegou até a 33% de diminuição no risco de fraturas em geral e até 46% de lesões na região do quadril. Como conclusão, os cientistas apontam que ingerir alimentos ricos nesses nutrientes pode ser importante para a saúde dos idosos, contanto que se adequem às recomendações nutricionais em cada caso.
Confira também: outras necessidades nutricionais para a terceira idade
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.