fbpx


Cálcio na dieta pode ajudar idosos a se recuperarem de fraturas

Postado em 26 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Nutriente presente em iogurtes, leite e queijos pode ser importante para evitar quedas na terceira idade

Uma casa bem adaptada para moradores idosos requer uma série de cuidados para torná-la mais segura e evitar fraturas. Desde evitar tapetes e pisos escorregadios até implementar barras de apoio em cômodos como o banheiro são atitudes que podem auxiliar no dia a dia.

Ainda assim, caso aconteça uma queda ou escorregão, é preciso levar em conta o que priorizar para se recuperar das fraturas nessa idade. De acordo com a ciência, uma forma de minimizar os danos causados por acidentes domésticos pode estar na alimentação, mais especificamente em fontes que contenham nutrientes como cálcio e proteínas.

Segundo pesquisadores de um estudo publicado pelo periódico British Medical Journal, o consumo de leite, iogurte e queijo, alimentos ricos em cálcio e proteínas, pode ser útil para retardar a perda óssea e melhorar o fator de crescimento, mas pouco se sabia até então sobre a melhora no risco de fraturas.

Mais cálcio, menos fraturas

Senhora tomando um copo de leite

Imagem: Shutterstock

Para comprovar essa relação, foram analisados mais de 7 mil idosos que sofreram quedas em centros de cuidados residenciais, sendo a maioria mulheres.

Após avaliar a dieta dos participantes por meio da inclusão de alimentos lácteos como leite, iogurte e queijos ao longo de cinco meses de pesquisa, foi possível observar uma redução no risco de quedas e fraturas após a ingestão de fontes de cálcio e proteína.

O valor chegou até a 33% de diminuição no risco de fraturas em geral e até 46% de lesões na região do quadril. Como conclusão, os cientistas apontam que ingerir alimentos ricos nesses nutrientes pode ser importante para a saúde dos idosos, contanto que se adequem às recomendações nutricionais em cada caso.

Confira também: outras necessidades nutricionais para a terceira idade

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Iuliano S. et al. Effect of dietary sources of calcium and protein on hip fractures and falls in older adults in residential care: cluster randomised controlled trial. BMJ, 2021.

-

Assine nossa newsletter: