Ícone do site Nutritotal Para todos

Cortar cerca de 300 calorias da dieta faz bem ao coração, diz estudo. Saiba como chegar lá

cortar calorias
cortar calorias

Cortas 297 calorias na dieta pode melhorar os níveis de colesterol e pressão arterial | Imagem: Shutterstock

Tem vezes em que acabamos comendo em excesso. É aquele biscoito que sobrou no pacote ou ainda o pedaço de queijo extra no sanduíche que, sem você perceber, pode afetar a sua saúde. E se falta algum motivo para você riscar esses exageros do cardápio, saiba que um novo estudo aponta que cortar cerca de 300 calorias extras da dieta pode te ajudar a proteger o coração.

Durante dois anos, uma pesquisa organizada pela Duke Health sugere que em adultos que já têm um peso saudável ou que carregam apenas alguns quilos a mais, cortar 297 calorias por dia pode melhorar significativamente os bons níveis de colesterol, pressão arterial e outros marcadores de saúde.

O estudo faz parte de um projeto em andamento do Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido chamado CALERIE, que pode ser traduzido para o português como uma avaliação dos efeitos a longo prazo da redução da ingestão de energia. O projeto se baseia na hipótese dos pesquisadores de que não é apenas a perda de peso que leva às melhorias na saúde, mas também o ganho por algumas alterações metabólicas que acontecem devido à diminuição da ingestão calórica excessiva.

Como cortar calorias?

Se 300 kcal podem parecer muito à primeira vista, você verá que não é tão difícil cortá-las. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), muitos biscoitos, salgadinhos e doces ultrapassam esse valor calórico. Confira a seguir:

  • 100 g* de batata chips industrializada = 543 kcal
  • 100 g* de chocolate ao leite = 540 kcal
  • 100 g* de biscoitos do tipo wafer recheados = 508 kcal

*Confira quanto isso representa na embalagem dos produtos.

Por isso, consulte sempre um profissional de saúde para te ajudar a fazer essa troca no seu planejamento alimentar individual.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile