O diabetes mellitus é uma das comorbidades na lista de fatores de risco para pacientes infectados por covid-19. Por isso, pacientes diabéticos precisam se atentar com alguns cuidados para proteger a saúde neste momento em que ainda vivenciamos a ameaça do novo coronavírus.
De acordo com o e-book Autocuidado e Diabetes em Tempos de Covid-19, elaborado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, existem várias medidas importantes para que todo diabético se atente durante a pandemia, inclusive relacionadas à alimentação. Veja algumas delas a seguir:
Conteúdo
Até o que vai no prato merece atenção redobrada neste momento.
Mantenha uma proporção equilibrada nas refeições
Monte um prato com uma variação de alimentos da seguinte forma: 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de proteínas (sejam elas de origem animal ou vegetal) e 25% de carboidratos integrais.
Coma menos ultraprocessados
Priorize alimentos in natura ou minimamente processados e que sejam ricos em vitaminas como A, do complexo B e C, além de minerais como o zinco e o selênio, e de probióticos.
Higienize seus alimentos
Segundo a SBD, não existem evidências de contaminação do novo coronavírus por meio de alimentos consumidos. Mas ele pode ser encontrado em embalagens, rótulos, caixas e bandejas. Por isso, higienize as compras ao chegar em casa com uma solução clorada ou álcool 70%.
Alie a boa alimentação às atividades físicas
Não é porque estamos passando mais tempo em casa que os exercícios precisam parar. Pratique atividades aeróbicas como pular corda, subir escadas, dançar ou até mesmo faça um treino na sala de casa (na TV Nutritotal você pode conferir aulas de alongamentos, exercícios leves, moderados e intensos; respeite os limites do seu corpo e se exercite na intensidade à qual já estava acostumado). Se precisar caminhar nas ruas, use máscara e respeite o distanciamento social.
Vigie suas taxas
Realizar a monitoração da glicemia é um cuidado constante para diabéticos, especialmente para evitar infecções virais e bacterianas. Faça testes para saber seu índice glicêmico com frequência e consulte seu médico sempre que achar necessário.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.