fbpx


Veja quais alimentos têm vitamina C

Postado em 7 de agosto de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

O nutriente está presente muito além da laranja e do limão

Quando alguém te pergunta qual alimento tem vitamina C, o que vem na sua mente? Para muitas pessoas, a laranja e o limão estão entre os ingredientes mais associados ao nutriente. Mas a verdade é que há muitos alimentos presentes em uma dieta saudável que são fontes da vitamina (e a possuem até em quantidades maiores do que essas frutas!).

E vale saber qual alimento tem vitamina C pelo equilíbrio da nossa saúde, afinal, o nutriente faz muito bem ao organismo. De acordo com um estudo publicado no periódico Nutrients, seus benefícios podem contribuir para a defesa imunológica, atuar como um importante antioxidante e até ajudar no tratamento de infecções respiratórias. Além disso, a vitamina C pode auxiliar na absorção de ferro e de outros nutrientes.

Agora que você já conhece alguns de seus benefícios, confira a seguir onde encontrá-la.

Qual alimento tem vitamina C?

Conheça fontes do nutriente.

Mesa cheia de acerolas em cesta

A acerola é uma fruta muito rica em vitamina C | Imagem: Freepik

Mais do que a laranja

Existem frutas mais ricas em vitamina C do que a laranja. É o caso da acerola, que, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, tem quase dez vezes mais vitamina C do que o suco de laranja baía. Além dela, outras frutas ricas no nutriente incluem o caju, a mexerica e a goiaba.

Regionalismo nutritivo

Alguns alimentos que, segundo a TACO, são ricos em vitamina C, incluem o cupuaçu e o umbu, frutas típicas das regiões norte e nordeste. Outro alimento citado como fonte desse nutriente é o tucupi com pimenta-de-cheiro, um caldo à base de mandioca usado no preparo de pratos suculentos na região norte.

Vai uma saladinha?

Não só nas frutas é possível encontrar as fontes de vitamina C. Os pimentões, por exemplo, são ricos nesse nutriente, independentemente da cor. Além deles, vegetais como a couve-manteiga, a rúcula, o brócolis e as folhas de mostarda possuem boas quantidades.

Tempero perfumado

Outra forma de obter a vitamina C na alimentação pode ser por meio das ervas aromáticas. Coentro, alecrim e tomilho, por exemplo, são fontes do nutriente e podem compor pratos como massas, carnes e assados.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Anitra C. et al. Vitamin C and Immune Function. Nutrients, 2017.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

-

Assine nossa newsletter: