fbpx

Teste quais alimentos têm maior quantidade de zinco

Postado em 3 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

O nutriente é responsável por reforçar a imunidade do corpo contra vírus e bactérias

Em comerciais na televisão ou mesmo em rótulos de produtos, você já deve ter visto a seguinte informação como destaque: “alimento rico em zinco”. Mas já parou para pensar em qual é a função desse nutriente na nossa saúde?

Responsável por reforçar a imunidade do corpo contra vírus e bactérias, o zinco tem recebido ainda mais atenção nos últimos meses em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas vale saber que o nutriente também atua no funcionamento de alguns hormônios e, segundo um estudo publicado no periódico Diabetology & Metabolic Syndrome, uma suplementação de zinco aliada a uma dieta calórica restrita pode ter efeitos favoráveis ​​na redução de medidas, marcadores inflamatórios, resistência à insulina e apetite em indivíduos obesos, podendo desempenhar um papel eficaz no tratamento da obesidade.

E quais alimentos contêm zinco?

Para descobrir quais são as principais fontes de zinco na alimentação, fizemos um teste. Leia as perguntas a seguir e, para cada uma delas, responda se o alimento em questão é mais rico no nutriente ou em vitamina D. Vamos começar?

Mulher tomando copo de leite

O leite contém diversos nutrientes | Imagem: Freepik

1. Leite integral é mais rico em:

Zinco. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), o leite de vaca integral UHT tem mais vitamina D (1,19 mcg) do que zinco (0,37 mg) em uma porção de 100 g.

2. Caranguejo cozido sem óleo e sem sal é mais rico em:

Zinco. De acordo com os dados da TBCA, o crustáceo é rico em zinco, com aproximadamente 6,14 mg em uma porção de 100 g. Ao mesmo tempo, o alimento não pode ser considerado uma fonte de vitamina D, pois possui 0 mcg. Outros frutos do mar ricos em zinco incluem a ostra e o polvo.

3. Grão-de-bico cozido é mais rico em:

Zinco. O grão-de-bico é uma leguminosa rica em zinco, tendo aproximadamente 2,05 mg do nutriente em 100 g, segundo a TBCA. Por outro lado, ele não é rico em vitamina D, com 0 mcg. Outras leguminosas que são fontes de zinco são a soja e o feijão vermelho.

4. A sardinha assada é mais rica em:

Zinco. Por mais que a sardinha seja fonte de vitamina D, com 1,25 mcg em 100 g, ela ainda tem uma maior quantidade de zinco, com aproximadamente 1,82 mg, de acordo com a TBCA. Outros peixes fontes do nutriente incluem o pintado, o lambari e a manjuba.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Hoda K. et al. Zinc supplementation improves body weight management, inflammatory biomarkers and insulin resistance in individuals with obesity: a randomized, placebo-controlled, double-blind trial. Diabetology & Metabolic Syndrome, 2019.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: