O estrogonofe é um dos pratos mais queridos dos brasileiros e costuma ser servido acompanhado de um arroz branco soltinho. Apesar de sua origem russa, a refeição se adaptou em nosso país e ganhou outras vertentes, como o acréscimo de ketchup ou sendo servido com a crocante batata palha. E até mesmo os vegetarianos e veganos conseguem aproveitar essa delícia por meio de algumas adaptações.
Ao invés de se usar carne ou frango na mistura, existem opções proteicas que são tão saborosas e nutritivas quanto. “É possível variar nas fontes de proteína vegetal durante o preparo do estrogonofe. É o caso de usar cogumelos, grãos, sementes, soja, entre outras opções”, afirma a nutricionista Beatriz Valverde.
Veja a seguir cinco opções para trocar a proteína animal pela vegetal no seu estrogonofe:
- Tofu: o “queijo” à base de soja é uma opção saudável para o corpo. Uma porção de 100 g, contém 6,6 g de proteínas.
- Grãos: são inúmeras opções no cardápio, mas a nutricionista Beatriz recomenda o uso da lentilha, do feijão, do grão de bico, da ervilha e da soja para quem busca proteínas.
- Cogumelos: shimeji, shiitake, champignon e outros tipos de fungos comestíveis também são excelentes alternativas, segundo a nutricionista.
- Edamame: esta espécie de vagem delicada é bastante apreciada no Oriente. Uma xícara de chá, com 155 g de edamame cozido, tem aproximadamente 18,5 g de proteínas.
- Proteína de soja texturizada: feita para similar o aspecto, sabor e textura da carne, em apenas uma porção de 28 g, é possível encontrar até 23 g de proteínas.
A seguir, a nutricionista Beatriz Valverde ensina a montar uma receita de um tradicional estrogonofe para vegetariano, confira:
Estrogonofe de cogumelos e palmito
Dificuldade: fácil
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
1 xíc. (chá) de cogumelos picados
1 cebola picada
1 tomate picado sem semente
1 vidro de palmito picado
1 col. (sopa) de manteiga
1 xíc. (chá) de molho de tomate
Sal a gosto
1 lata (300 g) de creme de leite light
Modo de preparo
- Refogue os cogumelos, cebola, tomate e palmito na manteiga, até cozinharem.
- Acrescente em seguida os demais ingredientes, com exceção do creme de leite, para formar uma mistura.
- Por último, acrescente o creme de leite quando o fogo já estiver desligado e deixe encorpar. Sirva em seguida.
Dica: caso queira fazer uma versão vegana do estrogonofe , troque a manteiga por margarina vegetal e o creme de leite por leite de castanhas.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.