Acerte o tamanho das porções para perder peso

Postado em 21 de março de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Ao usar como medida apenas as suas mãos e dedos, você consegue controlar a quantidade de comida que deve consumir em uma refeição

Você já se perguntou se, quando está se servindo em um restaurante por quilo ou mesmo em sua casa, qual é a quantidade certa de comida que deve ter em seu prato? Pode parecer um desafio e tanto calcular o correto tamanho das porções, mas vamos ensinar uma maneira para deixar tudo mais simples. Assim, você pode perder peso e ainda evita o desperdício de alimentos.

Um estudo divulgado pelo British Medical Journal, no Reino Unido, comparou o tamanho das porções entre refeições consumidas no Brasil com aquelas feitas na Índia, Gana, Finlândia, EUA e China. O resultado mostrou que 94% dos pratos pedidos em restaurantes à la carte e 72% dos pratos pedidos via fast food possuíam um valor calórico acima do recomendado pelo Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS).

Outro dado importante revelado no estudo é que, no caso do Brasil, os alimentos servidos em restaurantes fast food como croquetes e hambúrguer são mais gordurosos do que um prato completo à la carte com arroz, feijão, carne, mandioca, salada e molho, que, apesar de ter mais calorias, é mais recomendado devido aos seus valores nutricionais e variedade de ingredientes. O estudo ainda apontou que os pratos prontos servidos por aqui possuem entre 70% e 120% da quantidade calórica diária necessária a uma mulher sedentária, o que corresponde a 2.000 calorias.

Como acertar o tamanho das porções

Evite o desperdício de alimentos e perca peso se alimentando na medida certa

Prato com folhas, legumes e frango

Evite comer além do necessário | Imagem: Shutterstock

A resposta para controlar a quantidade do que se consome está exatamente na palma de sua mão. Usar os dedos, punhos e pulsos como unidade de medida pode te ajudar na hora de preparar um prato ideal. Confira a quantidade de cada grupo alimentar, segundo um estudo divulgado pelo Dairy Council of California, nos EUA:

Leite e derivados

Ao consumir queijo, a quantidade não deve passar de uma fatia com tamanho equivalente a um dedo indicador. Já para o leite ou iogurte, o recomendado é um copo por dia.

Carnes

A quantidade de carne em um prato – seja ela bovina, suína, um peito de frango ou uma posta de peixe – pode ser medida seguindo o tamanho da palma da mão, sem contar os dedos.

Nozes e castanhas

Ótimas para manter a saciedade, essas oleaginosas devem ser consumidas com moderação, especialmente na versão manteiga. A quantidade que você pode consumir de manteiga de amendoim, por exemplo, corresponde ao tamanho de seu polegar, ou uma colher de sobremesa.

Carboidratos

Para arroz e macarrão, a recomendação é igual a de carne, usar a palma da mão ou ½ xícara de chá. Já para pães, uma fatia integral pode ser do tamanho da mão inteira aberta.

Grãos e cereais

Feijão, grão-de-bico, aveia e lentilha contêm proteínas vegetais essenciais ao organismo. A quantidade ideal é a de um punho fechado, ou uma xícara de chá.

Vegetais

Abuse das verduras na sua alimentação: dois punhos fechados ou duas xícaras de chá para qualquer folha. No caso dos legumes, como cenoura e chuchu cozidos, um punho fechado ou uma xícara é o suficiente.

Frutas

O tamanho da própria fruta já é propício para consumo. Uma maçã, pera ou pêssego corresponde ao tamanho do punho fechado, portanto, é fácil calcular a quantidade nesses casos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Susan, B. Roberts. Measured energy content of frequently purchased restaurant meals: multi-country cross sectional study. British Medical Journal, 2018.

Serving-Size Chart. Dairy Council of California, 2016.