Homens e mulheres que querem ter filhos precisam ficar de olho na alimentação para não cometer deslizes nutricionais que possam comprometer a saúde fértil. Isso porque existem determinados alimentos que ajudam na fertilidade, enquanto outros atrapalham. Mais precisamente, o que faz diferença são certos nutrientes.
E quais são eles? No caso das mulheres, segundo um estudo publicado no periódico Frontiers of Public Health, uma alimentação com níveis adequados de ingestão de ácido fólico pode ser recomendada para quem busca uma reprodução saudável e fértil.
Já entre os fatores que atrapalham a fertilidade, de acordo com a pesquisa, está a obesidade. Por isso, pacientes com um Índice de Massa Corpórea (IMC) classificados como sobrepeso ou obesidade precisam de acompanhamento nutricional.
Para entender melhor sobre os alimentos que ajudam na fertilidade, listamos quatro nutrientes que não podem faltar no prato de homens e de mulheres que desejam aumentar a família. Confira:
Conteúdo
Os nutrientes presentes nos alimentos que ajudam na fertilidade
Eles podem melhorar a qualidade dos espermatozoides e o sucesso reprodutivo.
Vitamina B12
Uma pesquisa divulgada pelo American Journal of Clinical Nutrition apontou que mulheres com concentrações mais altas de folato sérico e de vitamina B12 poderiam ter uma maior probabilidade de sucesso reprodutivo. Essa vitamina é mais comumente encontrada em alimentos de origem animal como ovos e carnes, mas existem cereais fortificados como opção aos vegetarianos.
Ômega 3
Um estudo da University of Colorado descobriu que suplementos à base de ômega 3 poderiam melhorar a fertilidade em mulheres obesas. E apesar de serem necessários mais estudos, há indícios de que esse ácido graxo seja benéfico para fertilidade. Algumas fontes podem incluir peixes como atum e salmão e a chia.
Leia também: Folhas do jambolão podem melhorar a fertilidade em mulheres obesas
Ômega 6
Segundo um artigo do Biology Reprodution, esse ácido graxo presente nas nozes atua de maneira semelhante ao ômega 3 para a fertilidade, melhorando a vitalidade e a saúde do espermatozoide.
Licopeno
Presente em alimentos naturais com tons avermelhados como o tomate, a melancia e a goiaba, o licopeno é um nutriente que pode ajudar na qualidade do esperma masculino ao deixá-los mais progressivos e rápidos, de acordo com um estudo do European Journal of Nutrition.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.