Ícone do site Nutritotal Para todos

6 alimentos que fazem bem para você e para o seu pet

Casal oferecendo cenoura para cachorro, que a cheira

Tutores de cães sabem bem que durante o almoço ou jantar, aquela carinha pedindo comida faz parte da rotina. Muitos acabam cedendo um pedaço, enquanto outros são mais rígidos com a alimentação dos animais. E é importante manter o equilíbrio, pois não é tudo o que comemos que o cachorro pode comer.

Segundo um artigo de revisão publicado pelo Translational Animal Science, tutores de animais de estimação se interessam cada vez mais por oferecer ingredientes e alimentos de qualidade humana a cães e gatos. Se você se encaixa nesse grupo, veja a seguir quais alimentos podem fazer bem tanto para a sua saúde quanto para a do seu pet:

O que consumimos e o cachorro pode comer também

A lista abaixo também engloba os gatos!

Nutritiva, a cenoura pode ser oferecida aos animais | Imagem: Shutterstock

Frutas

Grande parte das frutas consumidas por humanos também podem ser opções de petisco para os pets. Exemplos que podem trazer benefícios e nutrientes como vitaminas A, C, potássio e fibras, segundo o American Kennel Club, incluem a maçã, a banana, a manga, o morango, a pera, o abacaxi, a melancia e o pêssego. Já outras frutas, como cerejas, uvas, abacate, carambola e tomate devem ser evitadas para animais de estimação por conterem substâncias que podem ser tóxicas à saúde deles.

Legumes e verduras

Aqui o cardápio é ainda maior. A cenoura é uma fonte de betacaroteno e vitamina A para os animais. O salsão é fonte de vitaminas do complexo B e pode ajudar na saúde do coração, de acordo com o American Kennel Club. Só tome cuidado com aspargos e cebolas, em especial para os gatos, que podem causar vômito, diarreia e dor de estômago nos animais.

Queijo

Acredite se quiser, mas cães e gatos podem consumir queijo. O alimento é fonte de proteína e cálcio tanto para os peludos quanto para os humanos, mas é preciso tomar cuidado com as escolhas. Opte por oferecer cottage, muçarela e queijos que levem menos sódio e gorduras. E evite os chamados queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, pois a fermentação pode atrapalhar a digestão. Além disso, consulte um veterinário para saber se seu amigo de quatro patas pode consumir esse tipo de alimento, pois assim como humanos, alguns podem ter intolerância à lactose.

Ovos

Assim como os queijos, os ovos podem ser opções proteicas para cães e gatos. Mas antes de dar o alimento, lembre de cozinhá-lo bem para evitar contaminação de bactérias ou provocar deficiência de biotina nos pets.

Mel

Fonte de magnésio, cobre, potássio e vitaminas A, B, C, D, E e K, o mel é mais um alimento permitido para os animais de estimação. Em pequenas quantidades, ele pode até ser útil para ajudar cães no combate a alergia à pólen. Só tome cuidado se o peludo for diabético.

Amendoim

O petisco sem adição de sal ou açúcar pode ser uma opção saborosa para pets e, assim como para humanos, ser fonte de gorduras boas e proteínas. Mas nem toda oleaginosa pode ser dada a cães e gatos: amêndoas e macadâmias são até tóxicas para eles.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile