Uma geleia de frutas é uma preparação que pode ganhar diversos sabores e oferecer diferentes experiências ao seu paladar. De azedinhas a mais docinhas e até suaves, as geleias são ótimos acompanhamentos para variar o seu pãozinho no café da manhã, a torrada no lanche da tarde ou ainda para comer com uma fatia de queijo.
Mas, as geleias têm saído do radar de opções de pessoas que buscam uma alimentação saudável e sabe por quê? Porque levam açúcar na composição. É claro, todos devemos ter atenção ao consumo de açúcar, mas se você não apresenta doenças que exigem a restrição desse alimento, as geleias podem fazer parte da sua alimentação, em pequenas quantidades e junto com os alimentos certos.
E existe uma outra alternativa, também é possível fazer uma geleia de frutas sem açúcar, isso mesmo! Usando frutas menos ácidas, conseguimos fazer uma geleia saborosa e apenas com o açúcar dos ingredientes, mais especificamente das frutas. A nutricionista Beatriz Valverde ensina uma receita de geleia de frutas, veja só:
Receita de geleia de maçã
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 300 g
Ingredientes
- 3 maçãs
- 1 xíc. (chá) de água filtrada
- 1 col. (sopa) de farinha de chia
- 2 col. (chá) de canela
Modo de preparo
- Lave as maçãs com casca, descasque e pique-as.
- Em fogo médio, misture as maçãs com a água e a chia, até virar um creme homogêneo. A chia ajuda a deixar a consistência de geleia e não de purê.
- Mexa em fogo baixo por 10 minutos até começar a ficar com consistência de geleia. Finalize com a canela.
- Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Armazene a geleia em um recipiente de vidro em geladeira.
Você sabia?
Nem toda fruta é capaz de alcançar a consistência de geleia. Isso porque a capacidade de gelificação das frutas se dá em razão da presença de pectina, uma substância comum em frutas e vegetais, mas que pode não se apresentar em quantidade suficiente para a formação de géis na culinária.
As frutas que mais possuem pectina são as frutas ácidas, mas a maçã é campeã na presença de pectina. Ainda assim, é possível obter a consistência de gel com outras frutas, para isso é preciso aquecer as frutas com açúcar e um líquido ácido, como o sumo do limão. E também dá para adicionar alguns ingredientes potenciais na formação de gel, como a linhaça e a chia, que foi usada nessa receita e agrega consistência e valor nutricional.
Dessa forma você conseguirá preparar uma geleia com outros sabores e uma preparação multiuso, que vai fazer com que a sua fruta dure mais do que na fruteira.
Mas, reforçando, o consumo de geleias de frutas com adição de açúcar deve ser moderado e preferencialmente com acompanhamentos ricos em fibras ou proteínas como pãezinhos e torradas integrais ou queijos.
Confira outras receitas com frutas:
Torta de maracujá com baixo teor de açúcar
Sorvete saudável e com baixo teor de gordura
Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduada em nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, com dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência
BREJNHOLT, Sarah M. Pectin. Food stabilisers, thickeners and gelling agents, p. 237-265, 2009.