Você já ouviu falar em balanço nitrogenado? Esse termo é usado com mais frequência entre os nutricionistas e pode ser considerado um tipo de exame que avalia os níveis de nitrogênio excretados pelo organismo.
O teste, apesar de ser pedido com mais raridade e para públicos específicos, pode servir como um indicativo para quem pratica exercícios físicos, com o intuito de saber se o corpo está em equilíbrio em relação ao consumo de proteínas diárias.
Além do balanço nitrogenado, existem outros exames importantes para praticantes de atividade física que podem ser solicitados pelo nutricionista. Veja a seguir a lista com os principais testes e suas respectivas funções:
Conteúdo
Quais exames podem ser necessários para quem faz exercícios?
Balanço nitrogenado
Pedido com menor frequência, esse exame é usado para avaliar a relação entre a alimentação e o cálculo de proteínas diário de um indivíduo. Por meio do consumo de alimentos proteicos, o profissional consegue avaliar o nível de nitrogênio excretado na urina do paciente, em um exame de 24 horas.
A partir dos resultados, o nutricionista pode avaliar se o consumo de proteínas está exacerbado, em falta, ou em equilíbrio, e irá explicar como isso afeta a massa muscular, adequando o cardápio de forma individualizada.
Exame de colesterol
Por meio da coleta de sangue, é possível realizar a triagem do nível de colesterol bom e ruim do organismo. Em pessoas que praticam atividades físicas, é necessário verificar se há algo que desregula a gordura no organismo, especialmente em casos de histórico familiar de hipercolesterolemia, para evitar complicações cardíacas.
Exame de nível de ferro
O ferro é um dos minerais mais importantes para a circulação sanguínea. Obtido por meio de uma alimentação rica em fígado e ovos, por exemplo, além de verduras escuras e cereais fortificados, ele previne doenças como a anemia ferropriva.
Para praticantes de atividade física, a falta de ferro pode levar a complicações como uma sensação constante de cansaço, dores nas articulações e fadiga, e, portanto, é preciso ficar de olho nos níveis do nutriente por meio de exames laboratoriais.
Exame TSH
O teste que detecta o hormônio tireoestimulante (TSH), como o nome sugere, avalia o hormônio da tireoide. Alterações nessa glândula do organismo pode levar atletas a sentirem sintomas como fadiga e tontura, além de alterações no peso de forma constante.
Outros testes
A lista de exames varia em cada pessoa. Porém, podem estar inclusos ainda exames de glicose para detectar alterações causadas pelo diabetes mellitus, além de testes cardiopulmonares e eletrocardiogramas para avaliar o estado da saúde cardiovascular e pulmonar.
Que tal conhecer mais curiosidades sobre saúde esportiva? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Mika S. et al. Nitrogen Balance after the Administration of a Prolonged-Release Protein Substitute for Phenylketonuria as a Single Dose in Healthy Volunteers. Nutrients, 2021.
Jicheng Y. et al. Effect of Protein Nutrition Level on Protein Metabolism during Volleyball Exercise Based on Edge Computing in the Medical System. Journal of Healtchcare Engineering, 2021.
Sundjaja JH. et al. Cholesterol Screening. Statpearls, 2022.
Flavio D. et al. Anemia and nutritional aspects in adolescent athletes: a cross-sectional study in a reference sport organization. Revista Paulista de Pediatria, 2022.
Jasmine G. et al. Evaluation of thyroid test utilization through analysis of population-level data. De Gruyter, 2017.