Ícone do site Nutritotal Para todos

Batata yacon é boa para quem tem diabetes?

batata-yacon-e-boa-para-quem-tem-diabetes-destacada

batata-yacon-e-boa-para-quem-tem-diabetes-destacada

Batata yacon é boa para quem tem diabetes? Trazida da Cordilheira dos Andes para o restante do mundo, essa raiz tuberosa chegou em meados da década de 90 em território brasileiro. Com fácil adaptação ao clima, ela se popularizou nos últimos anos devido ao seu perfil de nutrientes e potenciais benefícios.

Rica em fibras alimentares e em prebióticos, a batata yacon tem sido apontada como uma aliada para a saúde intestinal, para prevenir doenças alérgicas e infecciosas e, principalmente, para quem tem diabetes. Mas será que ela realmente auxilia nessas questões?

Confira a seguir os principais mitos e verdades sobre esse alimento andino, baseado em estudos científicos:

4 mitos e verdades sobre a batata yacon

Batata yacon é rica em fibras alimentares | Imagem: Shutterstock

A batata yacon é boa para quem tem diabetes

Parcialmente verdade.Uma pesquisa apontou que o xarope da yacon pode apresentar um efeito pós-prandial benéfico, ou seja após as refeições. Segundo o estudo, o xarope seria capaz de diminuir as concentrações de glicose e de insulina entre mulheres adultas. Já outro estudo revelou que a raiz pode diminuir as concentrações de hemoglobina glicada no sangue.

No entanto, as mesmas pesquisas mostraram que o consumo do alimento não foi capaz de alterar valores como glicemia de jejum e triglicerídeos, importantes para o controle do diabetes. Portanto, são necessários mais estudos para entender essa relação.

Por ser similar a uma batata, a yacon é bastante calórica

Mito. A batata yacon, além de ser uma raiz e não um tubérculo como uma batata convencional, possui baixo valor calórico devido ao seu elevado conteúdo de água, que pode variar de 83% a 90% do peso no alimento fresco.

Além disso, ela possui carboidratos armazenados sob a forma de fruto-oligossacarídeos (FOS), que são açúcares que não podem ser digeridos pelo organismo humano em função da ausência de enzimas necessárias para o seu metabolismo. Esse tipo de carboidrato, faz parte dos FODMAP’S que são fermentados pelas bactérias do intestino, o que, em algumas pessoas, pode causar sintomas incômodos como gases e dor abdominal.

A raiz pode ser aliada da saúde intestinal

Verdade. A atividade prebiótica das fibras presentes na batata yacon pode ser associada a efeitos favoráveis à saúde, como o alívio da constipação intestinal e a melhora da absorção de minerais no órgão.

É preciso cozinhar a yacon para poder consumi-la

Mito. O alimento pode ser consumido ainda na versão crua, como forma de acompanhamento de pratos e saladas. A única necessidade é a de tirar a casca, devido ao sabor amargo. Ela também pode ser usada em formato de farinha para o preparo de pães, bolos e massas.

Quer saber mais sobre outros benefícios dos alimentos sulamericanos? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição. UFMG e Ministério da Saúde, 2016.

Lia S. et al. Yacon syrup reduces postprandial glycemic response to breakfast: A randomized, crossover, double-blind clinical trial. Food Research International, 2019.

Ana Paula B. et al. Efeito da batata yacon (Smallanthus sonchifolia) sobre os parâmetros glicêmicos de idosos institucionalizados. RASBRAN, 2020.

Sair da versão mobile