Ícone do site Nutritotal Para todos

Como fazer biomassa de banana verde?

Biomassa de banana verde

Nas prateleiras de produtos saudáveis dos supermercados, você provavelmente já deve ter se deparado com a farinha ou biomassa de banana verde. Esse alimento tem chamado a atenção na mídia devido ao seu valor nutricional, mas será que ele realmente é benéfico para o organismo?

De fato, a banana verde pode sim ser uma aliada para a saúde. Isso porque, devido ao seu estágio de maturação, ela é rica em amido resistente, uma substância que não é digerida pelo corpo e que pode servir de alimento para os micro-organismos que vivem na microbiota do intestino.

Seu papel é similar ao das fibras, permitindo regular o trânsito intestinal e a manter a saciedade por mais tempo. Além disso, a ciência comprova que a biomassa de banana verde é fonte de antioxidantes naturais, capazes de melhorar o controle metabólico e a composição corporal em indivíduos com diabetes e pré-diabetes.

Como fazer biomassa de banana verde?

Imagem meramente ilustrativa | Shutterstock

Se você acha que o produto vendido nos mercados é caro ou difícil de encontrar, então que tal fazer sua própria versão caseira? Você pode usá-la no preparo de bolos, sopas e cremes, além de misturá-la em vitaminas, shakes, smoothies e até mesmo ao feijão!

Confira a seguir o passo a passo elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Natal/RN para a cartilha Comendo com Prazer e Saúde:

Biomassa de banana verde

Rendimento: variável, pois depende do tamanho das bananas

Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Lave as bananas com a casca utilizando água corrente e uma esponja.
  2. Ferva a água em uma panela de pressão. Quando começar a ferver, coloque as bananas com casca e tampe a panela.
  3. Ao começar a chiar, conte oito minutos, desligue o fogo e espere a pressão sair.
  4. Retire as polpas das bananas ainda quentes e bata no liquidificador com um pouco da água em temperatura ambiente (o mínimo necessário para ficar cremoso).
  5. Coloque a massa em um recipiente fechado e leve à geladeira (consumir em até 3 dias) ou porcione nas forminhas de gelo e leve ao congelador (consumir em até 3 meses).

Ficou curioso para conhecer outros benefícios e usos da banana verde? Confira o vídeo com a nutricionista Natália Magalhães:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Comendo com Prazer e Saúde. Prefeitura de Natal, 2021.

Zahra L. et al. Green-banana biomass consumption by diabetic patients improves plasma low-density lipoprotein particle functionality. Scientific Reports, 2020.

Sair da versão mobile