Ícone do site Nutritotal Para todos

Culinária árabe: você sabe quais pratos são os mais nutritivos?

Mesa com pratos nutritivos da culinária árabe

Uma das culinárias mais ancestrais e ricas existentes no mundo é a árabe. E engana-se quem pensa que apenas esfihas e quibes fazem parte do cardápio desse estilo alimentar, pois além de diversificado, ele pode oferecer uma série de nutrientes importantes para o dia a dia, inclusive com opções para vegetarianos. Ficou curioso para conhecer os pratos mais nutritivos da culinária árabe? Então responda nosso quiz e surpreenda-se com a diversidade de benefícios à saúde que essas iguarias podem oferecer!

Teste: quais são os pratos mais nutritivos da culinária árabe?

Imagem: Shutterstock

1. Vamos começar pelos acompanhamentos. Das opções abaixo, qual possui a maior quantidade de proteínas?



A resposta é B, tahine. A pasta de gergelim que pode ser consumida com pães, biscoitos e torradas é uma ótima opção para substituir a manteiga na culinária árabe. Em 100 g, possui 17 g de proteínas. Na sequência, está o homus com 7,65 g e, por fim, o tabule com 2,03 g.

2. Dentre as esfihas abertas e assadas, qual é o sabor tradicional com maior quantidade de cálcio?



Ponto para quem disse C, ricota. Em 100 g, a esfiha caseira de ricota pode conter aproximadamente 147 mg de cálcio. A de frango possui 24,1 mg e a de carne 22,3 mg.

3. Um prato clássico da culinária árabe é o quibe. Mas em qual versão temos mais ferro?



É a versão assada, A. Além de ser mais saudável do que o frito, pois não é imerso em óleo vegetal, o quibe assado é o campeão quando o assunto é ferro: são 2,15 mg do nutriente em porções de 100 g do alimento. A versão frita possui cerca de 1,55 mg e a versão crua conta com 1,65 mg.

4. E qual o prato árabe vegetariano mais rico em fibras?



É o quibe vegetariano assado com lentilha, B. A receita feita com lentilha é rica em fibras, com 5,53 g em uma porção de 100 g. Já o falafel possui aproximadamente 4,61 g e o sanduíche 2,58 g.

E aí, acertou quantas? Além de conhecer os pratos mais nutritivos da culinária árabe, aproveite para colocar a mão na massa e preparar o seu próprio quibe. A gente ensina uma receita vegana deliciosa dessa iguaria aqui, com abóbora! Prefere coalhada? Veja como fazer a sua neste post.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile