fbpx


Lentilha é bom para quê? 4 razões para comer mais essa leguminosa

Postado em 18 de dezembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

A tradição de Ano Novo pode ser uma alternativa saudável para o seu dia a dia

Na noite de Ano Novo, um costume cultuado entre descendentes de italianos e que se popularizou em todo o Brasil é o de consumir uma porção de lentilhas assim que o novo ano começa. De acordo com a tradição, o hábito trará fortuna para os próximos 12 meses. Embora a garantia de dinheiro no bolso não possa ser assegurada, uma coisa, ao menos, é comprovada: o hábito de comer esses grãos pode fazer bem para a sua saúde.

Mas lentilha é bom para quê?

Para começar, o alimento é rico em polifenóis e proteínas, uma combinação capaz de fortalecer as células musculares e prevenir uma série de doenças e comorbidades. Mas não é só isso. Além desse benefício, o consumo de lentilha também contribui para:

Tigela com lentilhas sobre mesa e peça de juta

Rico em benefícios, o alimento merece espaço no seu cardápio cotidiano, e não só na ceia de réveillon | Imagem: Freepik

Controle glicêmico

O consumo regular das lentilhas germinadas, segundo os cientistas, pode ser benéfico para prevenção e controle do diabetes. Isso porque as lentilhas têm a capacidade de melhorar o metabolismo da glicose no sangue, os lipídios e as lipoproteínas em pessoas diabéticas e saudáveis.

Combate à obesidade

A semente de lentilha possui flavonoides e fibras que podem ajudar no aumento da saciedade e na redução na quantidade de ingestão de alimentos, o que leva à manutenção do peso corporal em indivíduos obesos.

Cuidado do coração

As lentilhas são ricas em compostos fenólicos, substâncias que têm sido inversamente relacionada com a ocorrência de várias doenças do coração. Os polifenóis presentes no alimento também contam com um potencial para reduzir a pressão sanguínea e combater os altos níveis de colesterol.

É rica em antioxidantes

Quando comparadas a outras leguminosas como grão-de-bico, feijão e soja, as lentilhas possuem a maior capacidade antioxidante total, com rápida absorção de oxigênio e sendo capaz de promover efeitos benéficos à saúde.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Kumar G. et al. Polyphenol-Rich Lentils and Their Health Promoting Effects. Int J Mol Sci., 2017.

Marcela J. et al. Lentil protein: a review of functional properties and food application. An overview of lentil protein functionality. Food Science and Technology, 2017.

-

Assine nossa newsletter: