Ícone do site Nutritotal Para todos

Dieta da Indonésia funciona? Veja 4 mitos e verdades

Pratos da dieta da Indonésia

Os povos orientais são conhecidos pelas tradições milenares quando o assunto é saúde. A culinária oriental, por exemplo, é famosa pelos seus nutrientes aliados do emagrecimento. Já a dieta indiana une equilíbrio alimentar aos cinco sentidos. E quanto à dieta da Indonésia, será que funciona?

Esse tipo de alimentação bombou nas redes sociais com a premissa de emagrecer de forma rápida e eficaz. Porém, nem tudo a respeito da dieta da Indonésia, também conhecida como dieta asiática, é verdade ou precisa ser seguida à risca.

A seguir, desvendamos os principais mitos e verdades a respeito dela, baseado em estudos científicos. Confira:

Afinal, a dieta da Indonésia funciona?

Imagem: Shutterstock

Ela ajuda a emagrecer

Verdade. A dieta da Indonésia é repleta de alimentos saudáveis como vegetais, leguminosas, frutas e fontes de prebióticos e probióticos. Estudos comprovam que esse estilo de alimentação pode contribuir com um papel importante na perda de peso. Porém, vale ressaltar que o acompanhamento nutricional é necessário para que esses resultados sejam obtidos.

Não se pode tomar líquidos durante a dieta da Indonésia

Mito. A hidratação está bastante presente nesse tipo de dieta, especialmente por meio de água, de chás e de café. Porém, recomenda-se que o consumo seja feito entre as refeições, e não durante o almoço ou jantar, por exemplo.

A dieta é vegana

Mito. Existem diversos alimentos presentes nessa dieta que são de origem animal. Os principais exemplos incluem os peixes e frutos do mar, fontes de vitamina D, cálcio e outros nutrientes na alimentação.

Nem todo mundo pode seguir a dieta da Indonésia

Verdade. Por mais que ela seja bastante nutritiva em diversos quesitos, nem todo mundo deve adotar o padrão alimentar do sudeste asiático como referência. Pessoas com sensibilidade à pimenta e a outros alimentos termogênicos como canela e gengibre devem ter cuidado, pois é uma dieta repleta de especiarias usadas na culinária oriental e que podem causar irritações no intestino.

Quer saber mais sobre dietas da moda? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile