Você já ouviu falar em glaucoma? Esse problema de saúde também é chamado de pressão do olho e é uma das principais causas da cegueira irreversível. Ao todo, estima-se que 5,7 milhões de pessoas sejam deficientes visuais em decorrência dessa condição em todo o mundo.
E apesar de a principal causa por trás do glaucoma seja o aumento natural da pressão intraocular, existem pesquisas recentes que sugerem que fatores ligados à alimentação possam interferir na saúde dos olhos.
De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.
Mas sabia que também existe um efeito contrário? É isso mesmo, dependendo do que você comer, dá para baixar a pressão do olho! Separamos a seguir uma lista deles, baseada em estudos científicos. Confira:
Conteúdo
4 alimentos que podem baixar a pressão do olho
Chás
Apesar de ainda serem necessários mais dados para compreender essa relação, alguns estudos apontam que pessoas que consomem, pelo menos, uma xícara de chá quente diariamente, são menos propensos a terem glaucoma em comparação com quem não possui esse hábito.
O efeito, provavelmente, deriva da presença dos flavonoides, que são substâncias presentes em infusões como o chá verde e que ajudam a combater o estresse oxidativo no organismo.
Ginkgo biloba
O extrato dessa planta requer atenção por conta de suas contraindicações. Mas, uma vez suplementado com acompanhamento nutricional, pode ajudar no aumento do fluxo sanguíneo ocular, além de melhorar a sobrevivência das células da retina e proteger contra o estresse oxidativo.
Pêssego
A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma. Além dele, outras frutas e vegetais ricos nessas substâncias, como a couve e a cenoura, também são recomendados em uma dieta aliada aos olhos.
Veja também: cenoura faz bem para o olho?
Peixes
Ácidos graxos como o ômega 3 estão presentes em espécies como o salmão e o atum. Esse nutriente, em desequilíbrio no organismo, pode estar associado a um risco aumentado de desenvolver glaucoma. Outras fontes desse nutriente também podem ser achadas nas nozes.
Que tal conhecer mais curiosidades sobre alimentos para a saúde ocular? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Adi M. et al. The Role of Diet in Glaucoma: A Review of the Current Evidence. Ophthalmol Ther. 2018.
TBCA, 2020.