Ícone do site Nutritotal Para todos

Quais são os alimentos que provocam gases?

Mulher com as mãos na barriga

Para alguns, eles são motivo de constrangimento e de vergonha. Para outros, não passam de um alívio cômico. Fato é que os gases são processos naturais do nosso organismo, e o que comemos possui um papel importante no que diz respeito a quantidade e odor das flatulências. Há, por exemplo, certos alimentos que provocam gases, mas nem tudo o que ouvimos por aí sobre o assunto já encontra respaldo científico.

Para avaliar melhor a relação entre a alimentação e as flatulências, vale entender o que provoca os gases. Um estudo publicado pelo European Gastrointestinal Motility Society aponta que um dos seus efeitos causadores é a soma de resíduos de alimentos acumulados no intestino. Segundo os cientistas, a produção desses gases intestinais depende também de cargas pré-existentes e das colônias de bactérias e vírus presentes na microbiota.

E o que mais a ciência já sabe a respeito dos alimentos que provocam gases? Para responder, elencamos alguns mitos e verdades a seguir. Confira:

4 mitos e verdades sobre alimentos que provocam gases

Veja o que os últimos estudos científicos têm revelado.

Os gases podem gerar incômodo | Imagem: Freepik

Comer feijão no dia a dia causa mais gases

Parcialmente verdade. Quando se fala em alimentos que provocam gases, muitas pessoas pensam no feijão. Mas na realidade ainda não há um consenso no meio científico a respeito do consumo dessa e de outras leguminosas quanto ao aumento no nível de flatulência. E mais: a preocupação das pessoas com a flatulência excessiva por comer feijão pode ser exagerada, conforme apontou um estudo publicado pelo Nutrition Journal. De acordo com os cientistas, o aumento dos gases pode estar relacionado à ingestão de fibras do feijão, mas a variação das flatulências é individual e pode mudar também de acordo com o tipo de feijão consumido.

Alimentos fermentados são responsáveis por aumentar a flatulência

Verdade. Outro estudo, publicado pelo European Gastrointestinal Motility Society, afirma que dietas ricas em resíduos fermentáveis ​​aumentam a produção de gases intestinais. A pesquisa também sugere que diminuir a quantidade de alimentos fermentáveis e optar por uma alimentação no estilo mediterrâneo pode melhorar a condição de pacientes com altas quantidades de gases intestinais.

Leia também: 4 hábitos saudáveis para síndrome do intestino irritável

Alimentos ricos em sulfeto causam mais gases

Mito. O que esses alimentos fazem, na realidade, é deixar o odor dos gases mais malcheirosos. Mas isso não quer dizer que eles aumentem a frequência de flatulência. Alguns exemplos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de New South Wales, incluem alimentos como brócolis, couve-flor, ovos, carne bovina e alho.

Consumir leite pode provocar um aumento nos gases

Verdade. Segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, alimentos que contêm lactose, que é o açúcar do leite, podem estar relacionados ao aumento de flatulência. Além deles, comidas ricas em amido (batata, cereais, trigo), em sorbitol e frutose (presentes em adoçantes e produtos industrializados) também podem influenciar nos gases do intestino.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile