Ícone do site Nutritotal Para todos

Qual a diferença entre kefir e kombuchá?

Potes de kefir e kombuchá

Para quem gosta de experimentar novos alimentos no dia a dia, provavelmente já deve ter ouvido falar de dois produtos fermentados: kefir e kombuchá. Mas apesar de terem a mesma inicial e um nome não tão familiarizado pelos brasileiros, esses dois alimentos são completamente diferentes um do outro.

A kombuchá é uma bebida fermentada feita à base de chá, com um sabor mais puxado para o vinagre pela acidez. Já o kefir lembra mais um iogurte natural, e pode ser feito à base de uma colônia de bactérias específica que cresce em leite ou água.

Quer conhecer mais algumas diferenças e semelhanças entre o kefir e a kombuchá? Então confira a seguir algumas delas, baseadas em estudos científicos:

Quais as diferenças entre kefir e kombuchá?

Imagem: Shutterstock

Onde encontrar kefir e kombuchá?

Tanto o kefir quanto a kombuchá podem ser encontrados por meio de doações em grupos especializados na produção desses fermentados. Porém, a kombuchá pronta também é um pouco mais fácil de ser encontrada em alguns grandes mercados e mercearias artesanais, pronta para consumo.

Bases próprias

Enquanto o kefir é feito a partir de uma colônia de bactérias que é alimentada com leite ou água e mais uma fonte de açúcar (como um suco de frutas, por exemplo), a kombuchá provém de um chá à escolha de quem está preparando, como o chá verde, o preto, o branco, entre outros.

Usos no dia a dia

É possível preparar diversas receitas à base de kefir como forma de substituir o leite ou o iogurte. Entre elas, dá para preparar coalhada, queijo, patês, ou bater a mistura com frutas para consumo. Já a kombuchá tem propriedades semelhantes ao chá nas receitas.

Como armazenar o kefir e a kombuchá?

Quanto à preservação, a colônia de bactérias do kefir deve ser guardada em um pote de vidro, preferivelmente esterilizado, e o excesso pode ser doado para outras pessoas que querem manter o alimento. No caso da kombuchá, ela é reservada no próprio chá utilizado em seu preparo.

Benefícios à saúde

Tanto um quanto o outro possuem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos, antidiabéticos e anti-hipertensivos. Eles podem colaborar para o bom funcionamento do sistema imunológico e auxiliam na saúde intestinal. O kefir se destaca ainda pelo seu potencial cicatrizante e em seus benefícios para a pele.

A seguir, confira mais algumas curiosidades sobre esses dois alimentos na TV Nutritotal:

Quer saber mais sobre kefir e kombuchá? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile