Como fazer requeijão caseiro? Com origem nos chás coloniais dos séculos anteriores, o alimento tipicamente brasileiro é o par ideal para pães, torradas e tapiocas, e combina até mesmo com preparos doces, como a goiabada.
Mas por trás dos potes de requeijão encontrados nos mercados, existe uma grande quantidade de conservantes e aditivos misturados, que requerem atenção. Afinal de contas, em excesso, o consumo dessas substâncias pode ser um risco à saúde, pois não agregam nutrientes saudáveis para o organismo.
Por isso, o preparo em casa é uma opção que, além de mais nutritiva, pode sair mais em conta! Quem ensina a como fazer requeijão caseiro é a nutricionista Natasha Machado. Confira o passo a passo a seguir:
Receita prática para o café da manhã
Requeijão caseiro
Rendimento: uma porção
Tempo de preparo: 2h30min
Ingredientes:
- 1 litro de leite integral
- Suco de 1 limão pequeno
- 2 col. (sopa) de manteiga
- Uma pitada de sal
Modo de preparo:
- Ferva o leite em fogo médio até́ formar uma espuma.
- Retire meia xícara desse leite e reserve. Apague o fogo.
- Acrescente o suco do limão e mexa até dar o aspecto de talhado.
- Filtre o soro do leite todo. Para isso, você pode usar um suporte de café e um filtro fininho, ou um coador.
- Bata no liquidificador o leite talhado sem o soro, o leite fervido que ficou reservado, a manteiga e o sal.
- Leve para geladeira por, pelo menos, 2 horas. Depois, é só servir!
Rico em cálcio
De acordo com estudos, o consumo diário de leite, que é o ingrediente-base para o preparo do requeijão, em quantidades moderadas, pode levar a um menor risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral, hipertensão, câncer colorretal, síndrome metabólica, obesidade e osteoporose.
Além disso, um dos principais nutrientes presentes tanto no leite quanto no requeijão é o cálcio, necessário para a mineralização de ossos e dentes, principalmente entre os idosos, ajudando na recuperação de fraturas.
Confira também: a quantidade ideal de cálcio para consumo diário
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
*Natasha Machado é nutricionista especialista em nutrição clínica. Doutora pelo departamento de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisadora do laboratório de nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo (Metanutri). Instagram: @_natashamachado
Xingxia Z. et al. Milk consumption and multiple health outcomes: umbrella review of systematic reviews and meta-analyses in humans. Nutrition & Metabolism, 2021.
TBCA, 2020.