fbpx


Faça um bolo de fubá com goiabada para o Dia das Mães

Postado em 5 de maio de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Combinação de sabores pode trazer benefícios à sua saúde

Você sabe o que o fubá e a goiabada têm em comum? Ambos são alimentos tipicamente brasileiros que surgiram a partir da necessidade dos colonos portugueses para substituir a farinha de trigo e a marmelada em suas refeições, pois eram ingredientes menos acessíveis antigamente.

Anos mais tarde, ambos os alimentos caíram no gosto do povo, pelo sabor, pela praticidade ou mesmo pelos nutrientes. Na culinária brasileira, a farinha de fubá é utilizada no preparo de farofas, massas e pães.

E a goiabada pode ser consumida pura ou acompanhada de biscoitos, torradas e até mesmo uma fatia de queijo branco, que leva o nome de Romeu e Julieta na região de Minas Gerais. Porém, outra combinação com os dois ingredientes que agrada muita gente é o tradicional bolo de fubá com goiabada.

Com a aproximação do dia das mães, que tal preparar essa receita para comemorar essa data tão especial? Confira o passo a passo ensinado pela chef Lii Sales, na cartilha “10 receitas para seu café da manhã vegano” da Sociedade Vegetariana Brasileira:

Receita para o Dia das Mães

Bolo de fubá com calda de goiabada

Imagem meramente ilustrativa | Shutterstock

Bolo de fubá com goiabada

Tempo de preparo: 45 min.

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

  • 1 xíc. (chá) de fubá
  • 1 xíc. (chá) de farinha de trigo
  • 1 xíc. (chá) de açúcar
  • ¼ xíc. (chá) de óleo vegetal
  • 2 ½ xíc. (chá) de leite de coco
  • 1 col. (sopa) de erva doce seca
  • ½ col. (sopa) de vinagre branco
  • 1 col. (sopa) de fermento químico
  • 200g de goiabada
  • 1 xíc. (chá) de água filtrada

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
  2. Unte uma forma redonda com óleo vegetal e fubá.
  3. Comece peneirando a farinha de trigo e o fubá em uma vasilha grande e adicione a erva doce. Reserve.
  4. Em outra vasilha, misture o leite de coco, o açúcar e o óleo vegetal até que fique homogêneo. Em seguida, junte a vasilha com as farinhas e misture bem até que a massa fique cremosa e lisa.
  5. Adicione o fermento químico e o vinagre branco, misture até que fique homogêneo.
  6. Leve para assar por 40 minutos, não abra o forno antes de 30 minutos e verifique se está assado espetando o meio com o auxílio de um palito.
  7. Derreta a goiabada com uma xícara de água filtrada em fogo baixo até que se forme uma calda, despeje sobre o bolo com a calda ainda quente e deixe esfriar para endurecer.

Fubá e goiabada: uma combinação nutritiva

A farinha de fubá vendida nos supermercados costuma conter vitaminas e minerais como o ácido fólico, importante para a formação celular, especialmente para as gestantes.

Já a goiabada é fonte de um composto chamado licopeno proveniente da fruta usada como ingrediente-base. Essa substância é considerada uma aliada importante para a prevenção de diferentes tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.

É ela a responsável por dar o tom avermelhado a alimentos como a goiaba, o tomate e a melancia. Em conjunto, os alimentos podem ajudar na saúde das mulheres, mas é preciso consumi-los com moderação por conta da quantidade de açúcar da goiabada e dos carboidratos do fubá.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

10 receitas para seu café da manhã vegano. Sociedade Vegetariana Brasileira, 2021.

TBCA, 2020.

Helene M. et al. Effect of continued folic acid supplementation beyond the first trimester of pregnancy on cognitive performance in the child: a follow-up study from a randomized controlled trial (FASSTT Offspring Trial). BMC, 2019.

Raimunda C. et al. Lycopene-rich extract from red guava (Psidium guajava L.) displays cytotoxic effect against human breast adenocarcinoma cell line MCF-7 via an apoptotic-like pathway. Food Res Int. 2018.

-

Assine nossa newsletter: