Ícone do site Nutritotal Para todos

Tempero caseiro curinga sem sal (mas com muito sabor!)

Mesa com ervas

Os temperos brasileiros são conhecidos por dar aquele gostinho único e especial nos alimentos do nosso dia a dia. E um dos mais usados é, sem dúvidas, o sal de cozinha, ou cloreto de sódio. Porém, seu uso excessivo pode causar uma doença crônica que afeta a saúde do coração, a hipertensão arterial. É por isso que optar por um tempero sem sal pode ser uma ótima alternativa.

Na sua própria cozinha você encontra alimentos que podem substituir o sal, mas também dá para fazer preparos caseiros muito saborosos que não levam o ingrediente, e que também conferem um gosto delicioso aos pratos.

Como fazer um tempero sem sal

Segundo a nutricionista Beatriz Valverde, uma alternativa ao uso do sal de cozinha é o chamado sal de ervas. Ele é feito sem o uso do cloreto de sódio, mantendo apenas o frescor de determinadas ervas que ajudam a dar sabor em refeições como carnes, assados, arroz, legumes e massas.

Com apenas três ingredientes que podem ser encontrados em todo o Brasil, você pode diminuir o consumo de sódio no seu dia a dia. Veja a receita.

O sal de ervas é fácil de preparar | Imagem: Shutterstock

Sal de ervas

Rendimento: Aprox. 20 colheres (chá)

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
1 xíc. (chá) de alecrim seco
1 xíc. (chá) de manjericão seco
1 xíc. (chá) de orégano seco

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata durante cinco minutinhos.
  2. Quando formar uma mistura, guarde em um recipiente de vidro e utilize no lugar do sal quando for preparar uma receita de carne, vegetais ou massas.
  3. Você pode variar no uso das ervas, experimentando misturas como louro, estragão e coentro.
  4. Outra dica é misturar esse sal de ervas a temperos como alho e cebola para usar em refogados.

Por que o excesso de sal merece atenção

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2013, a prevalência de pressão alta na população brasileira foi de 24%. No mesmo ano, a OMS estabeleceu a meta global de redução de 30% do consumo total de sódio até 2025 e uma das ações-chave utilizadas é a redução do teor de sódio em produtos processados.

No Brasil, a contribuição do sal de cozinha e de condimentos à base de sal se destaca negativamente, segundo um estudo divulgado no Caderno Nacional de Saúde Pública. Por esse motivo, substituir o sal usado no preparo de receitas pode ajudar a diminuir o número de hipertensos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile