Ícone do site Nutritotal Para todos

Whey protein emagrece?

O whey protein é um suplemento muito comum para quem faz musculação, mas o que muitos não sabem é que ele também pode atuar auxiliando o emagrecimento. No artigo de hoje, falaremos mais sobre como ocorre esse processo. Confira abaixo!

Whey protein emagrece? Entenda como isso ocorre

Será mesmo que o tomar whey protein emagrece? Entenda o que há por trás desse suplemento | Imagem: Shutterstock

O whey protein é frequentemente indicado para quem deseja ganhar massa corporal. Esse suplemento muito falado nos últimos anos nada mais é do que o soro do leite. O componente possui altas doses de proteína, e por isso, é muito utilizado para bater as metas de ingestão diária desse nutriente. Na musculação, ele age fornecendo a proteína necessária para que o músculo se recupere de forma rápida.

No emagrecimento, o whey protein é visto como um coadjuvante, já que o seu consumo pode levar à redução na ingestão em excesso de alimentos mais calóricos, resultando em acúmulo de gorduras. Em um artigo publicado pela The Obesity Society, foi verificado que o whey pode auxiliar na perda de até 10% da gordura corporal em um período de 3 a 6 meses, quando utilizado por mulheres com obesidade.

O último ponto levantado é ainda um dos mais efetivos para a contribuição do whey protein para o emagrecimento. A seguir, falaremos sobre o whey protein e como inseri-lo em sua dieta de forma saudável. Confira abaixo!

Sobre o whey protein

Como falamos anteriormente, o whey protein é o soro do leite e este apresenta uma das maiores porcentagens de proteína. Resultados de um estudo publicado pela Endocrine Society, mostra que o componente reduz consideravelmente o peso corporal, além de melhorar diversas outras condições, como o colesterol e a pressão arterial.

O whey protein é muito conhecido na sua forma em pó, mas também pode ser encontrado na forma líquida ou como ingrediente de barras e bebidas proteicas. Muitas pessoas gostam de consumi-lo diretamente na água, mas também, é possível fazer receitas, vitaminas e outros alimentos com o ingrediente. Ele pode ser adquirido sem ou com sabor, sendo os mais comuns baunilha, chocolate e morango.

Veja também: qual a diferença entre whey protein isolado e concentrado

Como o whey protein ajuda a emagrecer

Segundo um artigo publicado na Reviews in endocrine & metabolic disorders, o whey protein, ao ser consumido por indivíduos obesos, resulta na liberação de hormônios que aumentam a saciedade. Por esse motivo, as pessoas tendem a consumir menos alimentos e, consequentemente, emagrecem.

No entanto, certifique-se de sempre ingerir whey protein em doses recomendadas por profissionais e jamais por conta própria.

Confira também: as melhores opções de whey para emagrecimento em de 2022.

Como colocar o whey protein em sua rotina

Adicionar um suplemento alimentar quando não estamos acostumados pode parecer difícil no início, mas se torna prático e prazeroso. Com diversos sabores no mercado atual, adicionar o whey protein na rotina não é nenhum sacrifício.

No início, até se acostumar com o suplemento, você pode até mesmo colocar alarmes em horários específicos te lembrando de ingeri-lo. Também é possível apenas levar o whey pronto para a faculdade ou trabalho e consumir ao longo do dia.

Saiba mais: mitos e verdades sobre os suplementos para ganhar massa muscular

Quando e por quanto tempo tomar o whey protein

Os melhores momentos para ingerir esse suplemento é durante o seu pré-treino ou pós treino. Mas caso você não pratique atividades físicas, consuma-o pela manhã. E lembre-se de estar sempre atento para não ultrapassar a meta de ingestão calórica pré-estabelecida.

O whey protein não deve ser consumido sem o auxílio de um profissional nutricionista ou nutrólogo. Um profissional é o mais indicado para determinar por quanto tempo consumir o produto.

Este texto foi produzido pelo Portal Vida Livre em uma parceria exclusiva com Nutritotal.

Referências bibliográficas:

Smith G. et al. Effect of Protein Supplementation During Diet-Induced Weight Loss on Muscle Mass and Strength: A Randomized Controlled Study. Obesity (Silver Spring). 2018.

Basciani S. et al. Very-Low-Calorie Ketogenic Diets With Whey, Vegetable, or Animal Protein in Patients With Obesity: A Randomized Pilot Study. J Clin Endocrinol Metab. 2020.

Simonson M. et al. Protein, amino acids and obesity treatment. Rev Endocr Metab Disord, 2020.

 

 

Sair da versão mobile