QUAL A DIFERENÇA ENTRE KEFIR E KOMBUCHÁ?

Postado em 12 de dezembro de 2019

Você já perguntou qual a diferença entre o Iogurt , o Kefir e o Kombucha? Nós da Nutritotal temos notado que muitas pessoas se perguntam isso e, inclusive, estão confundindo ambos. Afinal, eles são probióticos ou não?

Como queremos que você entenda qual é qual, montamos esse artigo para sanar de vez suas dúvidas!

E ah, se você é do tipo que prefere conteúdos no formato de vídeo, no final da página disponibilizaremos essa explicação para você também nesse formato.

Definição de probióticos

Probióticos são microorganismos vivos que, se administrados em quantidades adequadas, fornecem benefício à saúde do hospedeiro.

Todos os iogurtes são probióticos?

 

Não. Vale destacar, desde já que não é qualquer iogurte que pode ser considerado um probiótico, pois temos iogurtes naturais disponíveis no mercado que possuem muitos nutrientes, promovem a saúde, mas que não são considerados probióticos – justamente por conta da definição trazida acima.

É possível sim encontrar alguns probióticos adicionados à iogurtes, mas não é uma generalidade.

E o Kefir, o que é?

O kefir é uma combinação de bactérias benéficas e leveduras, que apesar de trazerem benefícios, ainda não se sabe qual a dosagem correta para que ele seja definido como um probiótico. Apenas a fim informativo, ele pode ser proveniente de uma matriz láctea – proveniente do leite, especialmente um leite fermentado –, mas também é possível ter um kefir a base de água.

Deste modo, é possível afirmar que o kefir tem uma ação benéfica à saúde, mas é preciso ter cuidado na manipulação caseira do kefir.

O Kombucha é…

Uma bebida fermentada, onde existe a seguinte medida:

  • uma dose de chá;
  • uma base de açúcar (açúcar adicionado ou suco);
  • bactérias e leveduras (para que a bebida seja fermentada).

É possível afirmar que o kombucha possui uma ação probiótica, mas faltam estudos clínicos do kombucha que comprovem cientificamente e irrefutavelmente tal afirmação de recomendar seu uso como probiótico de maneira aleatória.

Entendida as particularidades de cada um, o que se destaca é, novamente, o cuidado com a manipulação caseira de qualquer um dos três, sendo o iogurte o mais seguro para tanto.

E como prometido, o conteúdo em vídeo sendo apresentado pela nutricionista Dra Danielle Fontes:

Veja também: Melatonina – Conheça o suplemento que pode melhorar o seu sono!

Até mais!

Assine nossa newsletter: