Da carne bovina aos peixes, existem inúmeras fontes de proteína animal consumidas na dieta. Da mesma forma, proteínas vegetais como o tofu, leguminosas e outros alimentos à base de soja também têm ganhado espaço na alimentação. Além de vegetarianos e veganos, está crescendo o público que prioriza a proteína vegetal no cardápio sob o pretexto de uma alimentação mais saudável. Mas será que a troca, de fato, faz sentido? Bom, pelo menos no que diz respeito ao colesterol, pode valer dar uma chance às leguminosas no prato, sim.
O que a ciência diz
Um estudo de revisão publicado no periódico Acta Diabetology comparou a ação das duas proteínas para entender se a substituição da animal pela vegetal poderia surtir algum efeito. Foram analisadas a relação de ambas no peso corporal, no índice de massa corporal (IMC) e nos perfis lipídicos em pacientes com colesterol alto. Ao todo, os pesquisadores avaliaram 32 estudos anteriores com um total de mais de 1.500 pacientes.
Tipo de proteína x colesterol
Como resultado, em comparação com o consumo de proteína animal, a proteína vegetal reduziu o colesterol total, os níveis de triglicerídeos e aumentou os níveis do colesterol HDL, aquele que é benéfico para a saúde e ajuda a prevenir doenças. Porém, mesmo com a substituição, os cientistas não identificaram que ela teve algum efeito sobre o peso corporal e, consequentemente, no IMC.
A conclusão dos pesquisadores, portanto, é que o consumo de proteína vegetal, ao invés da animal, pode melhorar o perfil lipídico em pacientes com colesterol alto. Gostou de saber? Então conheça algumas fontes de proteína vegetal a seguir, listadas pela nutricionista Iara Waitzberg Lewinski, que também ensina como inseri-las na dieta:
Para não perder as melhores dicas de nutrição, sempre com base em evidências científicas, inscreva-se no canal do Nutritotal Para Todos no YouTube. Sempre tem conteúdo informativo e descomplicado esperando por você!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.