Por ser uma condição que afeta um dos principais órgãos de metabolização e síntese de nutrientes, a doença hepática crônica avançada tem uma relação bem estabelecida com a desnutrição e, consequentemente, com o aumento do risco de mortalidade e desenvolvimento de outras comorbidades. Nesse sentido, o rastreio precoce de problemas nutricionais é de extrema importância para evitar prejuízos contínuos à saúde do paciente.
Até o momento, no entanto, não existe uma avaliação nutricional padrão-ouro para esses pacientes, o que dificulta a estimativa do grau de desnutrição e o tratamento adequado. Além disso, condições como ascite e redução da síntese de proteínas séricas, impedem que alguns indicadores sejam utilizados e interpretados corretamente.
Considerando tais dificuldades, especialistas desenvolveram uma ferramenta de avaliação nutricional para pacientes com doença hepática crônica avançada.
Desenvolvimento da “SNE-ACLD”
A “specific nutrition evaluation of patients with ACLD (SNE-ACLD)” que, ao ser traduzida, significa avaliação nutricional específica para pacientes com doença hepática crônica avançada, foi desenvolvida por 15 especialistas, sendo a maioria nutricionistas e entre eles alguns brasileiros, que aplicaram a ferramenta em 129 pacientes internados ou em ambulatórios de uma unidade de gastrohepatologia.
Inicialmente a ferramenta era composta de 11 itens que abarcavam 6 domínios: histórico de perda de peso, alterações na ingestão de alimentos, sintomas gastro intestinais, alterações na capacidade funcional, presença de complicações da doença hepática e exame físico focado em nutrição. Juntamente com ela, a avaliação subjetiva global também foi aplicada.
Para validar a ferramenta, foram realizadas duas fases para calcular o índice de validade do conteúdo e o grau de concordância entre os especialistas sobre a relevância e compreensibilidade de cada domínio, item e alternativa de resposta.
Validação da ferramenta
Após as duas fases, o domínio para histórico de perda de peso foi removido e dos 11 itens inicialmente estabelecidos, ficaram 10, como mostra a imagem abaixo:
O instrumento foi bem avaliado quanto à sua precisão na identificação de diferentes graus de desnutrição e por ter sido testado em âmbito hospitalar e ambulatorial, pode ser considerado uma ferramenta ampla.
Considerações
Ao entender a necessidade de uma ferramenta para avaliar o estado nutricional de pessoas com doença hepática crônica avançada, especialistas puderam utilizar minuciosamente seus conhecimentos e experiências clínicas para desenvolver um instrumento prático, sem custo e de fácil aplicação.
A ferramenta, que não exige medições adicionais e ainda pode ser aplicada em dois ambientes distintos, permite o tratamento nutricional precoce contribuindo com a melhora do quadro clínico dos pacientes com essa doença e ainda prevenindo agravos relacionados à má nutrição.
Se você gostou desse conteúdo, talvez esses também possam ser interessantes:
- Transplante hepático – Indicações e como é realizado
- Insuficiência intestinal: acompanhamento de adultos e crianças – Cobertura ASPEN 2022
Referência
Boulhosa RSSB, Côrtes DM, Cunha CdM, Oliveira LPM, Lyra AC, de Jesus RP. Specific nutrition valuation of patients with advanced chronic liver disease: development and validation. Nutr Clin Pract. 2022;1‐9. doi:10.1002/ncp.10862
A Redação Nutritotal PRO é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.