Ícone do site Nutritotal Para todos

Camu-camu: a fruta brasileira pode prevenir o câncer?

camu-camu

O Brasil é um país repleto de frutas nutritivas e pouco conhecidas em suas cinco regiões, como o biribiri de Minas Gerais e o guaraná da Floresta Amazônica. E outro fruto que tem chamado a atenção de cientistas devido ao seu valor nutricional e suas propriedades é o camu-camu.

Com formato arredondado, polpa branca e a casca vermelha, essa frutinha é típica da região Norte e tem um sabor levemente ácido, podendo ser usada em compotas, geleias e sobremesas.

Mas além de sua versatilidade, uma pesquisa feita pela University of Montreal Hospital Research Centre, no Canadá, avaliou que o camu-camu pode conter um componente que, no futuro, seria importante para ajudar a prevenir o câncer.

Segundo os organizadores do estudo, o fruto já era conhecido por seus efeitos protetores contra obesidade e diabetes, mas ele se mostrou surpreendentemente eficaz como um possível aliado terapêutico no tratamento de tumores em camundongos, o que consequentemente, pode ser um passo para a melhora da doença entre humanos.

Camu-camu e câncer: qual a relação?

camu-camu

Imagem: Shutterstock

A pesquisa encontrou um composto presente na fruta, chamado castalgina, capaz de exercer um papel positivo na imunoterapia de camundongos.

Essa substância é um tipo de polifenol que atua como prebiótico, ou seja, é capaz de modificar a microbiota intestinal e melhorar a resposta ao tratamento do câncer, mesmo para casos mais resistentes.

Tais achados podem abrir caminho para ensaios clínicos que usarão a castalgina como complemento a medicamentos que inibem problemas imunológicos em pacientes com câncer.

Porém, vale ressaltar que o teste foi realizado apenas entre camundongos, e que são necessários estudos em humanos para compreender os reais efeitos. Ainda assim, o camu-camu ainda é uma excelente fonte de nutrientes como vitamina C para o dia a dia.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição no combate ao câncer.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Routy B. Cancer treatment: A berry from Brazil helps out. University of Montreal. Hospital Research Centre, 2022.

TBCA, 2020.

 

Sair da versão mobile