fbpx

Vitamina C faz bem para quê? Teste seus conhecimentos sobre ela

Postado em 20 de setembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Descubra também os malefícios da suplementação em excesso da vitamina

Desde a infância, é comum ouvirmos que a vitamina C faz bem à saúde, sendo indicada para prevenir resfriados e doenças virais por reforçar o sistema imunológico. Mas será que isso é verdade?

De fato, existem muitas análises científicas sobre os efeitos dela na saúde, concentrando-se no possível papel que ela tem na prevenção ou tratamento de doenças como o câncer, diabetes e problemas cardíacos.

No entanto, há também vários efeitos na saúde atribuídos à suplementação exagerada, que também pode apresentar complicações à saúde. Por isso, fizemos um quiz para você testar seus conhecimento a respeito do que é verdade e o que é fake news sobre a vitamina C. Vamos começar?

Teste: vitamina C faz bem para quê?

Selecione uma das alternativas a seguir para cada questão.

Laranja e suplementos de vitamina C

Nem tudo o que ouvimos por aí é verdade sobre a vitamina | Imagem: Shutterstock

1 – Qual desses órgãos pode ser afetado com o excesso de suplementos de vitamina C?

A) Olhos

B) Fígado

C) Cérebro

D) Rins

Se você respondeu letra D, rins, está correto. Um risco bastante citado sobre a suplementação com ácido ascórbico (a vitamina C) é a formação de cálculos renais. E, segundo um estudo de 11 anos de acompanhamento, divulgado pelo JAMA International, foi possível verificar até 436 casos de pedras nos rins, sendo que aqueles que usaram suplementos de ácido ascórbico puderam ter um risco até duas vezes maior de terem o problema.

2 – A vitamina C é capaz de prevenir resfriados. Essa alternativa é:

A) Falsa

B) Verdadeira

Contradizendo a crença popular, a alternativa correta é a A. Um estudo feito na Universidade Nacional da Austrália concluiu que a suplementação de vitamina C para reduzir a incidência de resfriados na população em geral não funciona e, por isso, suplementar o ácido ascórbico diariamente não é algo justificado. A exceção, porém, é para pessoas expostas a breves períodos de exercício físico intenso, como atletas.

3 – Qual dessas frutas possui uma maior quantidade de vitamina C?

A) Mexerica-rio

B) Caju

C) Acerola

D) Goiaba branca

Ponto para quem respondeu a alternativa C. A acerola, segundo a tabela TACO, é o alimento mais rico no nutriente, com 941,4 mg de vitamina em uma porção de 100 g. Em segundo lugar está o caju com 219,3 mg, seguido pela mexerica-rio com 112 mg e a goiaba branca com 99,2 mg (todos os valores considerando 100 g do alimento).

4 – Qual desses minerais é melhor absorvido quando consumido junto com a vitamina C?

A) Ferro

B) Cálcio

C) Cobre

D) Zinco

Se você respondeu A, acertou. Um estudo divulgado na revista AJCN apontou que a vitamina C pode ser capaz de aumentar a absorção de ferro, principalmente do ferro presente em alimentos de origem vegetal. A pesquisa também alerta que ainda faltam mais estudos para concluir a relação entre o ácido ascórbico e a absorção de ferro no organismo, mas associar oferta de vitamina C a alimentos fontes de ferro é uma prática bastante adotada por profissionais da saúde.

Tente também: Teste seu conhecimento sobre os benefícios das vitaminas

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Frei, B.; Birlouez-Aragon, I.; Lykkesfeldt, J. Authors’ perspective: What is the optimum intake of vitamin C in humans? Crit. Rev. Food Sci. Nutr. 2012, 52, 815–829.

Lykkesfeldt, J.; Poulsen, H.E. Is vitamin C supplementation beneficial? Lessons learned from randomised controlled trials. Br. J. Nutr. 2010, 103, 1251–1259.

Cook, J.D.; Reddy, M.B. Effect of ascorbic acid intake on nonheme-iron absorption from a complete diet. Am. J. Clin. Nutr. 2001, 73, 93–98

Thomas, L.D.; Elinder, C.G.; Tiselius, H.G.; Wolk, A.; Akesson, A. Ascorbic acid supplements and kidney stone incidence among men: A prospective study. JAMA Intern. Med. 2013, 173, 386–388.

Hemila, H.; Chalker, E. Vitamin C for preventing and treating the common cold. Cochrane Database Syst. Rev. 2013, 1, CD000980.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), ed. 4, 2011.

 

Leia também