fbpx


Fui diagnosticado com diabetes, como fica minha alimentação? Confira nosso guia

Postado em 28 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja as últimas descobertas científicas sobre o controle da doença e as melhores receitas sem açúcar

O diabetes mellitus atinge aproximadamente 9 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Para tratar a doença, entre os cuidados alimentares mais conhecidos está o corte de açúcar. Mas não pense que riscar da lista de compras balas, chocolates e doces em geral é o suficiente para controlar o quadro. Há muitos outros alimentos que merecem moderação na alimentação dos diabéticos, assim como outros que podem contribuir com a saúde.

Para saber o que a ciência já sabe sobre o assunto, reunimos a seguir conteúdos publicados no Nutritotal Para Todos com base em estudos científicos e respaldo de especialistas. Vale a pena se informar, pois escolhas conscientes são grandes aliadas do tratamento! E lembre-se: o tratamento do diabetes deve ser acompanhado de perto por um profissional de saúde (o nutricionista, inclusive, pode ser de fundamental importância!).

Miniguia de alimentação e diabetes

Mão segurando rosquinha e mão segurando maçã verde

Imagem: Freepik

Pré-diabetes

Em alguns casos, os exames de sangue podem apontar que o paciente ainda não tem diabetes, mas se encaminha para esse problema de saúde. É o chamado pré-diabetes, e nesses casos é importante tomar cuidados na dieta, saiba quais:

Leia mais aqui

Tenho diabetes, e agora?

Calma, não é o fim do mundo. Pacientes diabéticos podem se cuidar com auxílio médico e adaptar a rotina a novos cuidados. Listamos vários deles a seguir, inclusive os alimentos que podem ser grandes aliados.

Alimentação para diabetes sem fake news!

Vira e mexe pipoca nas redes sociais ou nos aplicativos de mensagem uma suposta dieta ou alimento “milagroso” como a solução para a cura do diabetes. É claro que todos esperamos que a ciência avance em suas descobertas em prol dos pacientes, mas é importante desconfiar de mensagens com esse teor, pois na maioria das vezes elas não passam de fake news.

Informe-se sempre por meio de fontes confiáveis e uma ótima maneira de fazer isso é ouvindo especialistas de verdade no assunto. No vídeo a seguir, a nutricionista Ana Carolina Vicedomini desmistifica as maiores fake news sobre alimentação e diabetes:

Leia também: Sal vermelho e outras receitas que não funcionam para diabéticos

Consequências preocupantes

Mas, afinal, por que é tão importante seguir o tratamento direitinho? Bom, para os casos em que o diabético não toma os devidos cuidados médicos, nem com a alimentação e a vida saudável, é possível que condições e doenças como pé diabético e quadros hepáticos apareçam. A boa notícia é que dá para se cuidar e diminuir as chances desses problemas darem as caras. Veja como:

E o diabetes gestacional?

Para as mulheres grávidas, há um caso que requer atenção: o diabetes gestacional. Você pode conferir mais informações sobre cuidados com a saúde durante a gestação neste guia, mas a seguir separamos materiais específicos sobre a doença:

Dá para comer bem!

Diabético pode comer bolo? E pudim? Com moderação e algumas adaptações, é possível preparar muitas receitas diets que ficam deliciosas! Selecionamos as melhores para você testar em casa, confira:

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Ministério da Saúde, 2020.

-

Assine nossa newsletter: