fbpx

Benefícios do guaraná e como inclui-lo na alimentação

Postado em 30 de outubro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

O fruto pode ser consumido além de bebidas industrializadas

Originário da floresta amazônica, o guaraná é um fruto que ganhou o mundo devido ao seu sabor afrodisíaco e seu potenciais benefícios para a saúde e bem-estar. Embora seja popularmente conhecido na forma de refrigerante ou de suco artificial, o fruto vai além desses preparos industriais, e pode compor bebidas e sobremesas mais saudáveis.

Com o pó natural do guaraná, por exemplo, é possível preparar frapês, sucos in natura, energéticos sem conservantes e vitaminas com outras frutas. Além disso, existe a forma de extrato do guaraná, que pode ser encontrada em cápsulas.

Mas, afinal, como a fruta pode ser útil para a nossa saúde? Veja a seguir alguns benefícios comprovados pela ciência:

4 benefícios do guaraná para a saúde

São diversos os efeitos do fruto amazônico ao nosso organismo.

Copo de vidro com guaraná, gelo e folhas

O guaraná pode ser consumido em forma de bebidas refrescantes | Imagem: Freepik

Estímulo potente

Um estudo de revisão publicado pela Revista Brasileira de Farmacognosia aponta que as sementes de guaraná contêm grandes quantidades de cafeína, além de pequenas quantidades de substâncias como teobromina e teofilina, que, em conjunto, podem atuar como substâncias estimulantes para o organismo.

Casos de enxaquecas

Outro estudo de revisão, publicado no periódico Journal of Food and Nutrition Research, também destaca a cafeína presente no guaraná. Segundo o trabalho, por esse motivo, o fruto como planta medicinal pode ser utilizado como terapia complementar em casos de enxaquecas, com uso sedativo e até mesmo tranquilizante. Mas mais estudos são necessários para entender a relação entre a fruta e doença.

Faz bem pro coração

Ainda segundo o estudo do Journal of Food and Nutrition Research, o guaraná ainda pode ajudar na regulação da energia cardíaca. O benefício é mais um efeito da cafeína, que faz com que o fruto exerça uma ação tônica e terapêutica para o coração.

Saiba mais sobre como a cafeína pode ser útil na prevenção de doenças cardiovasculares clicando aqui.

Aliado da digestão

Também de acordo com o artigo do Journal of Food and Nutrition Research, a atividade antibacteriana do guaraná pode ser usada contra diarreia e disenteria, pois a planta demonstra uma forte atividade contra alguns patógenos encontrados no nosso trato digestivo.

Vale ressaltar que qualquer produto à base de guaraná deve ser consumido com moderação e sempre sob orientação de um médico ou nutricionista.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Leila L. et al. Paullinia cupana: a multipurpose plant – a review. Revista Brasileira de Farmacognosia, 2019.

Adele S. et al. Benefits and Effectiveness of Using Paullinia cupana: A Review Article. Journal of Food and Nutrition Research, 2018.

Leia também



Assine nossa newsletter: